O governador Jorginho Mello deu início nesta quinta-feira, 31, ao alinhamento com diretores do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/ Banco Mundial) para o apoio a consórcios intermunicipais que irão compor o Programa Inova Região, a ser lançado nas próximas semanas em Santa Catarina.
Jorginho Mello recebeu, na Casa d’Agronômica, a diretora de Infraestrutura para América Latina do BIRD, Maria Marcela Silva, o líder de Infraestrutura no Brasil do BIRD, Luís Alberto Andrés, e o especialista sênior de Transportes do BIRD, Carlos Bellas.
A reunião pautou diversas frentes do desenvolvimento, como infraestrutura, mobilidade, urbanização e energias renováveis para discutir futuros investimentos estratégicos.
Com a entrada do Governo do Estado no Projeto InovAMFRI/Promobis, no início desta semana, apoiando o primeiro consórcio intermunicipal multifinalitário com projetos desenvolvidos junto ao Banco Mundial, o governador buscou a parceria da instituição para replicar o modelo nas demais regiões catarinenses.
O Promobis prevê entre os US$ 342 milhões de investimento em mobilidade para 11 municípios, a construção do túnel submerso entre Itajaí e Navegantes.
A ideia é levar para todas as mesorregiões de Santa Catarina grandes projetos em parceria com a instituição, como ressalta o secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen:
SONORA