NOTÍCIAS

Ronda Maria da Penha ministra palestra na Aeronáutica – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A comandante da Ronda Maria da Penha (RMP) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio), a líder operacional Glória Maria Bastos, ministrou, nesta quarta-feira (27/3), palestra sobre violência contra a mulher para a Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), localizada em Marechal Hermes, na Zona Norte. Com o tema “A Integração para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: repensando nossas responsabilidades”, a líder Glória falou dos mecanismos criados pela Lei Maria da Penha (nº 11.340 de 2006) para coibir e prevenir a violência doméstica contra mulheres. A comandante da Ronda Maria da Penha também falou da importância da lei para frear a violência doméstica e punir quem comete esse tipo de crime.

A palestrante explicou ainda sobre o ciclo e os tipos de violência contra a mulher, que pode ser praticada também por familiares, como filhos e irmãos, e se manifesta de diversas formas, não somente a física, mas também patrimonial, sexual, moral e psicológica. De acordo com a a líder Glória, alguns tipos de violência são mais difíceis de identificação, mas todos estão igualmente previstos em lei e são coibidos pelos agentes de segurança.

Sobre a Ronda Maria da Penha 

 
 
   

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) completou três anos no dia 12. De março de 2021 a fevereiro de 2024, foram registradas 33.522 ações de acolhimento a vítimas de algum tipo de violência doméstica ou familiar, além de 67 prisões em flagrante, sendo a maioria por descumprimento de medida protetiva. Ao longo desse período, 4.743 mulheres já foram assistidas pelas equipes da GM-Rio.

A Ronda Maria da Penha iniciou com 32 guardas e, atualmente, conta com 85, com melhoria da logística de atuação e o amadurecimento do atendimento, além de maior independência institucional.

Os guardas municipais atuam na verificação do cumprimento de medidas protetivas deferidas pelos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital. Os patrulheiros fazem os atendimentos com três agentes, sempre tendo, pelo menos, uma guarda feminina na equipe. O contato direto com as mulheres assistidas serve para mantê-las seguras, impedindo a aproximação dos agressores, coibindo assim a revitimização.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Tablado inferior do Elevado das Bandeiras será fechado para manutenção

27 de março de 2024

Prefeitura abre ponto de acolhimento para pessoas em situação de rua no bairro do Maracanã

27 de março de 2024

Túnel Santa Bárbara será fechado para obras de revitalização

27 de março de 2024

Prefeitura do Rio concede licenças e capacitação em boas práticas para vendedores de mate das praias

27 de março de 2024

Guarda Municipal ganha novos cães para reforçar a tropa do canil

27 de março de 2024

< Voltar