Na última terça-feira (22), o Cortejo da Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito, de Guaratinguetá, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O reconhecimento foi aprovado durante a 114ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Com a decisão, o cortejo passa a integrar o Livro de Registro das Celebrações, que reúne manifestações culturais brasileiras marcadas pela tradição e pela vivência coletiva.
Realizada tradicionalmente no Domingo de Páscoa, a Cavalaria reúne cerca de dois mil cavaleiros pelas ruas do município, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações e faz parte da história, da fé e da identidade cultural de Guaratinguetá.
O reconhecimento nacional valoriza não apenas o cortejo, mas também as pessoas que, ao longo das gerações, contribuíram para sua continuidade e preservação.
Uma tradição de Guaratinguetá que atravessa gerações e agora é reconhecida como patrimônio de todo o Brasil.


