NOTÍCIAS

Desembargador Rogério Fialho lança livro ‘O Esquecido Poeta Pereira da Silva’, em João Pessoa

Divulgação

O livro “O Esquecido Poeta Pereira da Silva – Primeiro Paraibano na Academia Brasileira de Letras”, do desembargador Rogério Fialho, vai ser lançado nesta sexta-feira (29) dentro da programação do Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba).

Os lançamentos literários da FliParaíba acontecem no pavilhão do Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa. “O Esquecido Poeta Pereira da Silva” vai ser apresentado ao público a partir das 17h.

 
 
   

A obra mergulha nos meandros da vida e da poesia de Pereira da Silva (1876-1944), poeta simbolista que ocupou a primeira cadeira da Paraíba na Academia Brasileira de Letras (ABL).

Pereira da Silva, de Araruna, foi reconhecido e consagrado em sua época, tanto pela crítica jornalística quanto pelos manuais de história literária, deixando uma marca com sua poesia melancólica.

“Pode-se dizer que o prestígio que o levou a ocupar aquela invejável posição deveu-se aos seus artigos publicados na imprensa da então capital da República e a qualidade dos seus versos, marcados pela dor, pelo sofrimento, pela exacerbada religiosidade, pela amargura. Tanto que era conhecido como o ‘Poeta da Melancolia”, explicou Fialho.

Porém o reconhecimento que teve em vida não foi perpetuado após a morte.

A primeira circunstância que me chamou a atenção foi a de que, em geral, as pessoas lembram ao menos dos nomes da maioria dos outros seis paraibanos que chegaram a envergar o fardão da Casa de Machado de Assis: Assis Chateaubriand, José Lins do Rego, José Américo de Almeida, Aurélio de Lyra Tavares, Ariano Suassuna e Celso Furtado”, comentou. “Poucos são aqueles que sabem que o primeiro paraibano a chegar a ABL foi A.J. Pereira da Silva, ainda na década de 30 do século passado”.

O desembargador contou, ainda, que no processo de pesquisa do livro encontrou vários equívocos relacionados à biografia do poeta, entre eles algumas confusões com homônimos.

“Outra boa surpresa foi ter localizado, graças ao historiador ararunense Wellington Rafael, o único neto vivo de Pereira da Silva, o radialista carioca Jorge Luis Pereira da Silva, da Rádio Tupy, no Rio de Janeiro. O próprio neto disse-me que pouco sabia da história do avô ilustre e, gentilmente, cedeu-me algumas fotos raras que ilustram o livro que está sendo lançado na Paraíba”, disse o desembargador.

A obra já havia sido lançada em São Paulo e agora conta com uma sessão de autógrafos na Paraíba, terra do autor e do biografado.

O prefácio é do crítico literário e membro da Academia Paraibana de Letras, Hildeberto Barbosa Filho.

Rogério Fialho é natural de Araruna e ocupa a cadeira nº 44 da Academia Paraibana de Letras Jurídicas, que tem como patrono o jurista Osmar de Araújo Aquino. Além de escritor, é desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) desde 2008 e atualmente integra o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Também é professor de Direito Civil na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP).

FliParaíba

Contando com a participação de escritores e pesquisadores de destaque regional, nacional e internacional, além de feira de livros e apresentações culturais, o 1º Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba) acontece em João Pessoa até sábado (30), no Centro Cultural São Francisco, com entrada gratuita.