Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania
Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida
Aprender de forma divertida com tecnologia já se tornou realidade na rede de ensino municipal de São José dos Campos. Com a chegada da Plei (Plataforma de Educação Integral) em 2021, os estudantes passaram a ter novas possibilidades a serem exploradas dentro e fora da sala de aula.
Desde então, alunos e professores vêm utilizando a ferramenta, e na Emefi Prof. Moacyr Benedicto de Souza, as aulas de história ganharam um novo ritmo.
As turmas do professor Alexandre Borges aproveitam os recursos disponíveis para tornar o estudo mais leve, cativante e produtivo. Para o educador, que atua há 14 anos na área, a Plei beneficia tanto alunos, como professores.“A aula fica muito mais dinâmica e atrativa para os estudantes, com jogos, desafios e trilhas de aprendizagem. E tudo isso, eles também acessam em casa, fazendo com que se engajem ainda mais com o assunto”, afirmou.
Por meio da inteligência artificial, os dados de desempenho de cada estudante são computados e as atividades são personalizadas para o perfil e as necessidades de cada um.
“O docente consegue analisar relatórios e planejar como o conteúdo será aplicado nas próximas aulas. A ferramenta é muito avançada e otimiza o nosso trabalho, temos resultados mais eficazes e ganhamos a simpatia dos alunos”, destacou Alexandre.
Professor Alexandre auxilia a turma | Foto: Adenir Britto/PMSJC
Os alunos Caio Richard, Cauã Henrique e Thifany Kauany estão no 7º ano e aprovam a abordagem do professor.
“Ele usa bastante os chromebooks e a lousa interativa nas aulas, além de nos incentivar com campeonatos entre a gente. Isso faz com que eu me motive a continuar aprendendo”, afirmou Caio.
Caio valoriza os métodos utilizados pelo professor | Foto: Adenir Britto/PMSJC
“Podemos fazer as tarefas na sala e em casa, é muito legal! A História já era minha matéria favorita e passei a gostar ainda mais!”, disse Cauã.
Cauã, ao lado de sua profissional de apoio | Foto: Adenir Britto/PMSJC
“O método de ensino do Borges é muito bom e acaba prendendo mais a minha atenção. Nós participamos muito das aulas e nos sentimos mais preparados para as provas”, comentou Thifany.
Thifany utiliza a lousa interativa em sala de aula | Foto: Adenir Britto/PMSJC
Dá Plei!
A plataforma faz parte do plano de gestão do governo municipal e é uma das ações da Educação Integral no município que, segundo a Lei 10.375/2021, prevê atividades no contraturno e no modelo não presencial.
A ferramenta faz parte do programa Educação 5.0 e permite a implantação do ensino híbrido, de forma adaptável, para reconhecer as habilidades de cada aluno, com questões de Português, Matemática, Ciências, Inglês, História e Geografia.
Em 2024, a plataforma contou com o acesso de cerca de 48 mil estudantes, do 1º ao 9º ano, de todas as escolas de ensino fundamental da rede.
Alunos e professores compartilham experiências do uso da Plataforma, que incentiva o protagonismo dos alunos com disputas, exercícios diferenciados e premiações. As Olimpíadas Plei movimentam as escolas com pontuação para os estudantes que se destacam em maior quantidade de questões feitas, tempo de uso e número de acertos.
A plataforma também conta com uma biblioteca digital, a Plei Livros, que possui cerca de 40 mil livros, audiolivros e projetos pedagógicos para acesso das escolas.
Professores de sala de leitura, inglês e anos iniciais tiveram formação para uso da ferramenta nas aulas, com orientações práticas, propostas de projetos e dicas para incorporar o recurso na dinâmica da sala.
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