ENTRETENIMENTO

Guias de turismo e colaboradores da Gruta recebem treinamento sobre Transtorno do Espectro Autista – TEA – Prefeitura Municipal de Bonito

A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico promoveu entre os dias 28 de outubro a 01 de novembro de 2024 o Plano de Atendimento e Emergência (PAE) para os colaboradores e 96 guias de turismo da Gruta do Lago Azul para o período 2024/2025, conforme estabelece o Sistema de Gestão de Segurança do atrativo. O sistema de gestão de segurança – Turismo de Aventura, é uma Norma ABNT ISO 21101, que estabelece os requisitos de segurança para as atividades turísticas.

Esse treinamento que ocorre desde 2015, visa o treinamento e capacitação dos colaboradores e guias de turismo que trabalham no atrativo Gruta do Lago Azul, onde oferece treinamentos de instruções e simulados com aplicação de questionários de nivelamento para os guias e os colaboradores da gruta, com questões sobre primeiros socorros e Preparação e Resposta à Emergência.

 
 
   

Esse ano o treinamento contou com oficinas sobre avaliação primária da vítima, imobilização e remoção, e RCP (ressuscitação cardiopulmonar) para identificação de riscos, acidentes e incidente com a temática da importância das documentações no seu preenchimento e sua a relevância para o sistema de gestão de segurança. O objetivo era avaliar a aplicação prática dos conhecimentos como a realização da avaliação primária da vítima, a execução correta da imobilização e se todas as etapas eram realizadas corretamente. Todo treinamento foi com base na Norma ABNT NBR ISO 21.101 que dispõe sobre o Sistema de gestão da Segurança em turismo de aventura.

Esse ano, além das atualizações do Sistema de Gestão de Segurança, contou com a capacitação para atendimento a turistas com Transtorno do Espectro Autista – TEA oferecido pelo CER II- Bonito (Centro Especializado em Reabilitação)/Secretaria de Saúde com a finalidade de destacar a importância da inclusão de pessoas com T.E.A. em ambientes turísticos, direcionando aos colaboradores e guias de turismo, para fomentar e implementar as práticas inclusivas, promovendo um turismo mais justo, acessível e equitativa a todos, independentemente de suas habilidades ou condições físicas e intelectuais.

O prefeito Josmail Rodrigues agradece aos envolvidos nesse processo de capacitação o qual foram fundamentais para o sucesso do Plano de Atendimento a Emergência – PAE – da Gruta do Lago Azul de 2024/2025 e reforça que a qualificação é prioridade dentro da gestão pública.

A Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Juliane Ferreira Salvadori reafirmou o compromisso firmado na gestão com a importância dos cursos e capacitações para o trade turístico em geral, a importância para a segurança e a qualidade no atendimento do principal atrativo turístico de Bonito.

A realização do treinamento foi efetuada pela empresa InPlantar, que executa o Sistema de Gestão e Segurança na Gruta do Lago Azul e contou com a participação do 8º. Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Bonito, por intermédio dos militares, Capitã Sabrinne Teodoro Azambuja, 1° Ten. Ronaldo Machado de Lima, 3° Sgt. Amadeu Rocha Junior, 2° Sgt. Hudson Aparecido Leandro e Sd. Otaviano de Pádua Bispo Kisfaludy, que tiveram fundamental importância na execução do programa de capacitação deste ano.

A Secretaria de Saúde, por meio da equipe multidisciplinar do CER II, também foi parceira na formação. “Agradeço a secretária Ana Carolina Colla, a coordenadora do CER, Izabel Gonçalves Cavalheiro, as Psicólogas Bruna Scherer da Silva e Raquel Castilho Brum, as Terapeutas Cristiane Alves Silveira e Izabel Cristina da Silva Antunes, a Pedagoga Inez Rosa dos Santos, as Fisioterapeutas Jheenifer de Oliveira Fagundes e Julia Monte de Araujo Valim, as Fonoaudiólogas Regiana Rodrigues Mueller e Natalia Rodrigues Farias e a enfermeira Katia Kelli Moura Candado, que foram fundamentais na aplicação da capacitação do tema da pessoa com deficiência, levando a inclusão e a sensibilização anticapacitista como a  diminuição das barreiras com ampliação das possibilidades de acesso”, destacou a secretária Juliane.