Evento, que acontecerá neste sábado (17), deve reunir mais de 500 alunos, do Ensino Fundamental e Médio, vindos de escolas de todo o estado de São Paulo e de outras regiões.
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) será sede da Copa Paulista de Foguetes, que acontecerá neste sábado (17), das 8h às 19h30. Ao todo, serão 120 equipes participantes, totalizando mais de 500 alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas de todo o estado de São Paulo e, até mesmo, de outras regiões, que apresentarão seus projetos, trocarão conhecimento, terão contato com o setor Aeroespacial e, principalmente, lançarão seus foguetes.
A Copa Paulista de Foguetes, segundo explica uma das coordenadoras, Fernanda Lopes, é um evento estadual, que tem como objetivo reunir os melhores projetos construídos por estudantes de São Paulo, estado que é o maior participante da MobFog (Mostra Brasileira de Foguetes). Além de premiações por inovações tecnológicas, as equipes também receberão reconhecimentos, de acordo com a distância alcançada por seus lançamentos. “As equipes serão agraciadas com menção honrosa, vice-campeã e campeã, sendo que as três melhores equipes receberão prêmios distintos. O foguete que atingir a maior distância receberá o Troféu de grande Campeão Paulista”, ressalta a coordenadora.
Os foguetes são construídos pelos alunos em suas escolas para participar da Mostra Brasileira de Foguetes, a maior Olimpíada científica, que faz parte da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). São produzidos com garrafas PET e lançados com ar comprimido, utilizando uma bomba de bicicleta (Ensino Fundamental) ou por meio da reação química com vinagre e bicarbonato (Ensino Médio).
“Os alunos precisam construir seus projetos aerodinâmicos, selecionar materiais e testar seus foguetes, para ganhar medalhas. Dessa forma, conseguimos incentivar a multidisciplinaridade de forma lúdica, em que os alunos aplicam conceitos de Física, Matemática, Química, História, Geografia e Engenharia”, explica a responsável.
Para o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, é de extrema importância o PTS e a cidade de Sorocaba apoiarem a Copa Paulista de Foguetes. “Nós não tínhamos tido, até agora, nenhuma etapa da Copa e entendemos que seria de muita relevância poder sediar uma fase da competição. E não podemos esquecer que o recordista brasileiro de lançamento de foguetes é um sorocabano. Então, nada mais justo que o Parque Tecnológico, que atua em um de seus eixos, justamente, com a questão da capacitação, motivação e empreendedorismo, sediar um evento, como esse. Efetivamente, será um marco para a nossa cidade”, concluiu.
Foto: Divulgação