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Agência Minas Gerais | Estado oferece curso de Libras aos colaboradores da rede Sine de Minas Gerais

Qua 17 maio 2023 15:50 atualizado em Qua 17 maio 2023 15:49

Estado oferece curso de Libras aos colaboradores da rede Sine de Minas Gerais

Objetivo é melhorar o atendimento e acesso aos serviços oferecidos pelos postos mineiros aos deficientes auditivos

Sedese / Divulgação download da imagem

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), voltou a oferecer aos colaboradores do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o Curso Básico de Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras). A capacitação é realizada no formato on-line, tem 60 horas de carga horária e visa aprimorar o atendimento à população com deficiência auditiva do estado. 

 
 
   

A primeira turma, finalizada em junho de 2022, alcançou 80 colaboradores, enquanto a segunda, iniciada na última segunda-feira (15/5), atende a 96 funcionários lotados em diversos municípios de Minas Gerais. 

“A partir dessa iniciativa, reforçamos a importância da inclusão no intuito de possibilitar a autonomia e a liberdade para que as pessoas com deficiência possam, cada vez mais, ter acesso aos serviços ofertados pelo Governo de Minas, contando com um atendimento de qualidade”, ressaltou Amanda Carvalho, diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Sedese. 

Ao todo, Minas Gerais conta com 133 postos do Sine/UAI, espalhados por 120 municípios. Além de aprimorar o atendimento aos deficientes auditivos, o curso ainda pretende compartilhar conhecimentos sobre a história e a cultura dos surdos; desmistificar algumas ideias errôneas relacionadas a eles e à Libras; apresentar as principais legislações relacionadas a este público no Brasil; desenvolver um conjunto de expressões básico para conversação inicial em Libras; além de disseminar o uso e a valorização da linguagem de sinais. 

“A partir do conhecimento específico em Libras, os atendentes e coordenadores poderão realizar atendimento de qualidade e mais assertivo, possibilitando que esse público tenha acesso aos serviços oferecidos, como a vagas de empregos e requerimento de seguro-desemprego”, completou Amanda. 

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