O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) divulgou, nesta quarta-feira, as 88 cidades da Paraíba que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Dentre as cidades presentes na lista, estão Campina Grande, Patos e Sousa, que avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência, e agora recebem o Selo Unicef.
Para obter os resultados, as cidades premiadas tiveram que priorizar o cuidar da primeira infância e da adolescência, melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –, investir na saúde física e mental de meninas e meninos, promover hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteger crianças e adolescentes das violências, e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, especialmente de povos e comunidades tradicionais.
Coberturas vacinais melhoraram mais nos municípios paraibanos certificados com o Selo Unicef, em comparação à média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D2 aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados pelo Selo UNICEF na Paraíba o aumento foi de 41,2% (de 52,2% para 73,7%).
O abandono escolar caiu mais nos municípios certificados pelo Selo Unicef, em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos municípios certificados na Paraíba, a queda foi maior: 46,6% (saindo de 2,4% e chegando a 1,3%).
Após quatro anos engajadas na iniciativa, essas 88 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para imunização, educação e proteção contra as violências.
O Selo Unicef será entregue, oficialmente, aos municípios da Paraíba em uma cerimônia em João Pessoa, dia 21 de novembro.
Lista de cidades
- Água Branca
- Alagoa Nova
- Alhandra
- São João do Rio do Peixe
- Aparecida
- Araruna
- Areia
- Aroeiras
- Baia da Traição
- Baraúna
- Barra de Santana
- Barra de Santa Rosa
- Bom Jesus
- Bonito de Santa Fé
- Boqueirão
- Igaracy
- Borborema
- Brejo do Cruz
- Cabaceiras
- Cabedelo
- Cachoeira dos Índios
- Cajazeiras
- Campina Grande
- Catolé do Rocha
- Cubati
- Cuité
- Curral Velho
- Damião
- Dona Inês
- Duas Estradas
- Emas
- Esperança
- Frei Martinho
- Gurinhém
- Ingá
- Itaporanga
- Jacaraú
- Jericó
- Junco do Seridó
- Juripiranga
- Juru
- Lagoa Seca
- Lucena
- Mãe d’Água
- Malta
- Marizópolis
- Mogeiro
- Montadas
- Monte Horebe
- Monteiro
- Natuba
- Nazarezinho
- Nova Floresta
- Nova Palmeira
- Olivedos
- Ouro Velho
- Patos
- Pedra Branca
- Pedras de Fogo
- Picuí
- Pocinhos
- Poço Dantas
- Pombal
- Princesa Isabel
- Queimadas
- Pedro Régis
- Riacho de Santo Antônio
- Rio Tinto
- Santa Cruz
- Joca Claudino
- Santo André
- São Bento
- São Domingos do Cariri
- São Francisco
- São José da Lagoa Tapada
- São José de Espinharas
- São José de Piranhas
- São José do Sabugi
- São Sebastião do Umbuzeiro
- Serraria
- Solânea
- Soledade
- Sossêgo
- Sousa
- Sumé
- Tavares
- Umbuzeiro
- Vieirópolis
Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.