NOTÍCIAS

IFSP tem mais de 100 equipes medalhistas na Olimpíada Brasileira de Geografia – IFSP

Foram 27 medalhas de ouro; equipe do Campus São Roque disputará a etapa nacional

 
 
   

Uma chuva de medalhas! Foi assim a participação das equipes do IFSP na etapa estadual (online) da edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Geografia —  OBG. No total, foram 102 medalhas, sendo 27 ouros, 26 pratas e 49 bronzes. A competição científica teve quase 4 mil equipes inscritas no estado de São Paulo. 

O Instituto apoiou a participação de equipes na OBG por meio do Edital n.º 39/2024. As medalhas de ouro do IFSP foram conquistadas por equipes dos campi Barretos (16), São Roque (5), Cubatão (2), Bragança Paulista, Birigui, Ilha Solteira e Votuporanga.  

Alunos da equipe “El Niña” e a professora ThaísO destaque do IFSP na fase estadual da OBG foi a equipe “El Niña”, do Campus São Roque, que foi a melhor classificada entre as escolas públicas do estado e garantiu vaga na etapa presencial nacional. A próxima fase está prevista para a 2ª quinzena de novembro. As equipes com melhor desempenho nesta etapa avançam para uma disputa internacional, a International Geoghraphy Olympiad — iGeo. 

A professora Thaís Minatel Tinós, orientadora das equipes do Campus São Roque, afirmou que todos os anos o campus tem levado equipes para a OBG, mas a participação deste ano foi desafiadora. A dificuldade foi em razão das inscrições terem ocorrido durante o período da greve, com as alterações no calendário, bem como por parte das fases online terem acontecido durante as férias. “Eu e o professor Rafael, que também é professor de geografia aqui no campus, trabalhamos juntos, para acompanhar esses alunos mesmo no período de férias e eles foram muito persistentes e dedicados, o que faz me sentir ainda mais orgulhosa deles nesse momento”, contou.  

Ainda de acordo com Thaís, todos os anos o campus consegue um número expressivo de medalhas, mas o resultado de 2024 foi surpreendente. “Foi muito gratificante, porque mesmo nessas condições difíceis, nós conseguimos essa classificação de etapa nacional”, disse a professora. 

A equipe El Niña é composta pelos estudantes Beatriz Martins Miranda e Gabriel Henrique Ferreira Mendes, ambos do 1º ano do curso técnico em Alimentos, e a Maria Júlia Rocha Fernandes, do 3º ano do curso técnico em Administração. Os três se disseram muito felizes pela conquista e animados para o desafio da próxima fase. 

 Sobre a OBG 

A Olimpíada Brasileira de Geografia — OBG tem sido realizada desde 2015 e possui uma fase nacional, composta de etapas online e presencial, e uma fase internacional. A fase internacional da OBG consta da participação na International Geoghraphy Olympiad — iGeo para alunos que obtiveram melhor desempenho na fase presencial, os quais são submetidos à seleção específica, com atividades técnicas que envolvem conhecimento geográfico e proficiência em língua inglesa. As regras da seleção respeitam as diretrizes da iGeo e a participação nas edições internacionais depende de recursos financeiros, regras sanitárias e logísticas. 

A Olimpíada se desdobra em duas partes: as etapas online, a nível estadual (três fases), e a etapa presencial, com equipes classificadas por estados. As questões de ambas as fases correspondem a discussões sobre temas relacionados às disciplinas de Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Básica e Aplicada, bem como ao uso de Geotecnologias, abordando temáticas previstas nas bases curriculares atuais. 

Os estudantes participantes da OBG devem demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes.  

Para mais informações acesse: https://obgeografia.com.br/. 

Confira os campi do IFSP que receberam medalhas por equipe: 

Campus 

Medalhas de ouro  

Medalhas de prata  

Medalhas de bronze 

Barretos 

16 

6 

15 

Birigui 

1 

0 

0 

Bragança Paulista  

1 

1 

3 

Cubatão 

2 

2 

3 

Campinas 

0 

1 

1 

Ilha Solteira  

1 

4 

3 

São João da Boa Vista 

0 

4 

7 

São Roque 

5 

7 

14 

Tupã 

0 

0 

2 

Votuporanga 

1 

1 

1