Segurança no trânsito, informações sobre sinalização, respeito ao próximo, inclusão social e cidadania. Esses são os assuntos abordados, de maneira lúdica e divertida, pela peça teatral “Trânsito do Bem e o Apito Mágico”, encenada em escolas públicas da região. O projeto, elaborado pela Clauvi Produções, tem o apoio da Incentivar e da Sancell, com patrocínio da Toyota e realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Em Sorocaba, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Sedu).
No município, o projeto foi apresentado a aproximadamente 800 alunos das escolas E.M. “Leda Therezinha Borguesi Rodrigues”, no Jd. Novo Horizonte; E.M. “Edward Frufru Marciano”, no Jardim Botucatu; e E.M. “Professor Benedito Cleto”, também no Jd. Novo Horizonte. Além dos alunos, puderam acompanhar as apresentações toda a comunidade escolar, os pais e responsáveis dos alunos e moradores locais. As apresentações foram realizadas em sessões duplas, de manhã e à tarde, entre terça (22) e quinta-feira (24). Além de Sorocaba, a peça também está sendo encenada em escolas dos municípios de Indaiatuba e Porto Feliz.
A atração conta a história de Jorge Pardal, que recebe o apelido de JP, um agente de trânsito responsável por cuidar do principal cruzamento de sua cidade. Um dia, JP tem um ataque nervoso e desmaia em função dos erros, ou infrações de trânsito, cometidos pelas pessoas que passam por ali. Nesse momento, ele se torna amigo da pomba Columba e, juntos, eles conseguem ensinar a todos que, no trânsito, deve haver mais respeito, amor e paz entre as pessoas. Durante a peça, que é bastante interativa, as crianças são convidadas a ir ao palco para participar das atividades, ao lado dos atores, e também interagem em vários momentos da apresentação.
A ação nas escolas sorocabanas, no entanto, não se restringiu à encenação teatral. Houve uma preparação prévia com os professores, que abordaram igualmente o assunto com os alunos em sala de aula. “Falamos sobre trânsito, a questão da importância do respeito ao próximo e à sinalização. Além de ser uma forma de ensinar, é uma diversão para todos, principalmente porque muitos dos alunos não têm, com frequência, a possibilidade de ir ao teatro. Desde o início do projeto, as crianças ficaram muito empolgadas e percebemos que estão adorando participar”, comenta a professora Rosane Pereira de Oliveira Ribeiro, da E.M. “Leda Therezinha Borguesi Rodrigues”.
“Essa é uma temática muito pertinente, porque é inerente à vida. Desde que o aluno sai da escola, já é um cidadão exposto ao trânsito, precisa atravessar uma rua e é muito importante conhecer as regras de trânsito. A escola tem essa oportunidade, de promover a segurança e o bem-estar, de uma forma que eles entendam e levem para o dia a dia”, completou a vice-diretora da escola, Cristiane Santos Barbosa.
Os alunos também aprovaram a iniciativa. “Foi a primeira vez que pude ver uma peça de teatro. Gostei muito, principalmente porque eu pude participar também”, disse Murilo, de 10 anos. Seu colega Kaíque, de 11 anos, também elogiou o projeto. “Nunca tinha pensando que um pombo pudesse ‘falar’ com as pessoas (risos). Foi bastante divertido”, concluiu.
Ação educativa Segundo dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), em 2022, foram registrados 979.878 acidentes de trânsito no Brasil. Ações, como a peça “Trânsito do Bem e o Apito Mágico”, atuam para que a conscientização sobre a segurança de trânsito possa se estender também às crianças, que são futuros condutores de veículos e, assim, contribuir para que o número de acidentes de trânsito possa diminuir.
Otacílio do Nascimento, gerente de Comunicação Corporativa da Toyota do Brasil, destaca a importância dessa iniciativa. “Estamos orgulhosos em fazer parte do projeto ‘Trânsito do Bem e o Apito Mágico’, iniciativa que reflete o nosso compromisso com a segurança e a responsabilidade social. Ao apoiar essa causa, reforçamos o nosso objetivo de criar um futuro no qual a mobilidade seja não apenas eficiente, mas também segura. Na Toyota, acreditamos que cada ação conta e, com essa parceria, estamos reafirmando o nosso compromisso com as comunidades onde atuamos, trabalhando em conjunto para construir um mundo melhor para todos”, afirma.
Cultura, arte e cidadania Não é a primeira vez que a Toyota tem a iniciativa de patrocinar projetos com foco no público escolar da rede pública municipal. Recentemente, proporcionou outra ação que chegou a atender cerca de mil crianças, no bairro Ipiranga, Zona Oeste de Sorocaba.
A ação aconteceu no Parque “Maestro Nilson Lombardi”, em um ambiente lúdico e criativo, que foi criado especialmente para o projeto “Pincel Mágico”, o qual reuniu atividades de pintura, grafite e escultura para crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos.
Incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e da produtora de eventos TTK, teve patrocínio da Toyota e apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
Participaram alunos das escolas: E.M. “Milton Santos”, no Wanel Ville; E.M. “Prof.ª Jaci Dourado Matielli”, no Jd. Montreal; e E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”, na Vila Fiori. A ação foi totalmente gratuita e, além dos alunos, crianças moradoras da região também puderam participar. O objetivo foi proporcionar aos participantes a oportunidade de se expressar artisticamente, exercer a criatividade e poder refletir sobre as questões relacionadas à sustentabilidade, preservação e respeito ao meio ambiente.
Para a gestora de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Educação de Sorocaba, Patrícia Justo, ambos os projetos, tanto o de educação no trânsito, bem como o que propôs a expressão artística das crianças, foram importantes ocasiões para proporcionar aos alunos um espaço lúdico para novas experiências, interação social e aprendizagens, que vão além da sala de aula e reforçam aquilo que já vem sendo transmitido como valores essenciais nas escolas da rede municipal. “Não é somente na sala de aula que as crianças aprendem. E, quando temos a possibilidade de oferecer experiências tão ricas como essas, que nossos alunos vivenciaram, com certeza, é algo que ficará marcado em suas memórias, ajudando a assimilar os valores positivos que são inerentes à formação cidadã e são reforçados por essas práticas”, destaca.
Fotos: Bruna Franco e Rose Campos/Secom