Emídio Neto e Jorge Tonnera falam sobre compostagem – Divulgação/Comlurb
A Comlurb promoveu nesta quarta-feira (03/05), no EcoParque do Caju, o seminário Encontro dos Composteiros do Rio de Janeiro, dentro da série de eventos para celebrar a Semana Internacional da Compostagem. O encontro reuniu especialistas da Companhia, de órgãos da Prefeitura do Rio, de projetos e instituições envolvidos com o tema. O seminário foi conduzido por Emídio Neto, Gerente de Departamento do local, que reúne diversos projetos sustentáveis da Companhia.
José Penido, engenheiro especialista da Comlurb, abriu o evento contando a história da evolução da compostagem no Rio de Janeiro, desde as primeiras iniciativas, em 1977, quando ele ingressou na Companhia. Bernardo Ornellas, coordenador de projetos da Comlurb, falou sobre o Fertilub, composto produzido na Unidade de Biometanização do Ecoparque, usado para a regeneração de solos, como substrato para viveiros de mudas e insumo para o reflorestamento da Floresta da Tijuca e manutenção de praças e jardins da cidade.
O pesquisador da Comlurb Jorge Tonnera explicou sobre o sequestro de carbono e armazenamento no solo por meio da compostagem, ilustrando com resultados de suas experiências no Centro de Pesquisa da Companhia, que funciona em Vargem Pequena.
Jeferson Pecin, Gerente de Restauração Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, reforçou a qualidade do Fertilub, usado na produção e plantio de mudas dos projetos de reflorestamento na cidade, bem como no programa Hortas Cariocas, coordenado pela Secretaria, de incentivo à agroecologia urbana e acesso a alimentos saudáveis nas regiões mais vulneráveis da cidade.
Caio Teves, pesquisador da Embrapa, mostrou aos presentes como fazer pesquisa em compostagem. Já Marcelle Alcoforado e Gabriela Arruda, da Vide Verde, falaram da experiência na compostagem empresarial em larga escala.
Will Hester e Bernardo Guerreiro, do Composta’e, e Lucas Chiabi, do Ciclo Orgânico, contaram sobre o trabalho desenvolvido na coleta domiciliar de orgânicos, usando triciclos, para compostagem. As duas iniciativas são parceiras da Comlurb na implantação de projeto de separação e compostagem dos resíduos orgânicos gerados no refeitório da Sede, lançado na terça-feira (02/05). Os empregados que almoçam no local receberam orientações de como separar e descartar as sobras de alimentos em baldinhos. Todo resíduo está sendo coletado e compostado pela Ciclo Orgânico e pela Composta’e, colaborando com a diminuição das emissões de CO2 do transporte e aterramento dos resíduos no CTR-Rio.
O evento foi encerrado com a palestra de Paulo Monteiro, coordenador de Projeto na Fundação Angélica Goulart, sobre a rede de compostagem montada na Zona Oeste por meio da mobilização e gestão comunitária de resíduos.
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Comlurb compostagem Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro
Notícias
Prefeito participa da abertura do Web Summit, o maior evento de tecnologia do mundo
1 de maio de 2023
Prefeitura inaugura o Parque Esperança, em Campo Grande
30 de abril de 2023
Prefeitura realiza plantio na Gávea onde árvores foram arrancadas
29 de abril de 2023
Obras em agulhas da Avenida Francisco Bicalho, sentido Rodoviária, estão em fase de conclusão
27 de abril de 2023
No aniversário de 80 anos da Suipa, Prefeitura anuncia ajuda à entidade
27 de abril de 2023