Filme Comedores de Sonhos, de Mike da Silva Wanderroscky
As famílias sorocabanas poderão conferir, nesta quarta-feira (19), a partir das 14h, a 6ª Mostra Livre de Cinema, no Cineplay do Sorocaba Shopping, realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Serão exibidos, no total, dez filmes de curta-metragem nas categorias Infantil (classificação livre) e Infantojuvenil (a partir de 12 anos).
Realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com produção da Frame7 Cinema, a Mostra Livre de Cinema é um festival internacional de filmes de curta e longa-metragem, que acontece em diversas cidades do Estado de São Paulo simultaneamente, evidenciando a crescente produção independente do cinema nacional e internacional, feita, na maioria das vezes, sem patrocínios ou uso de verbas públicas.
“É com muita alegria que Sorocaba recebe um evento internacional de Cinema, como a 6ª Mostra Livre de Cinema, com curtas-metragens gratuitos e voltados às famílias, por meio de uma parceria com a Secretaria de Cultura. Convidamos a todos para que prestigiem as produções”, destaca o secretário municipal de Cultura, Luiz Antonio Zamuner.
Em Sorocaba, na Mostra Infantil, serão exibidos os seguintes filmes: Super-Heróis; Comedores de Sonhos; Sonhos da Isah: O Livro Mágico; Ewé de Òsányìn: O segredo das folhas e A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira. Já, na Mostra Infantojuvenil, o público poderá conferir as seguintes produções: A Menina e o Mar; The Birds of Jade Rock; Café Salvador; Conforme e Se flopar nunca postei.
Os ingressos gratuitos serão distribuídos por ordem de chegada. O Shopping Sorocaba está localizado na Avenida Doutor Afonso Vergueiro, 1.700, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no site da Mostra Livre de Cinema: https://www.mostralivre.com.br/.
Programação
Dia 19 de abril 14h – MOSTRA INFANTIL SUPER-HERÓIS Super-heróis famosos cuidam dos problemas dos adultos, mas as crianças também têm seus super-heróis, sempre prontos para ajudar a resolver seus dilemas. Os heróis anônimos podem estar mais próximos do que pensamos e, neste filme divertido, eles serão levados de volta. Direção: Rafael Andrade (Brasil)
COMEDORES DE SONHOS O curta-metragem conta a história de duas criaturas que precisam comer sonhos de crianças humanas. O enredo se desdobra com um “pai comedor de sonhos”, ensinando a seu filho as técnicas para comer um sonho, pela primeira vez. Eles entram nos quartos das crianças, tentando fazer um lanche, mas algo misterioso acontece e muda o futuro de todos. Direção: Mike da Silva Wanderroscky (Brasil)
SONHOS DA ISAH: O LIVRO MÁGICO Isah está desanimada, recordando a nota baixa que recebeu na avaliação. E, nesse instante, surge o seu pai no interior do livro escolar, que a convida para uma viagem com destino a uma rota educacional nas suas páginas. Isah, Dinorah e Robobo se unem ao papai nesta aventura pedagógica. Direção: João Ricardo Costa (Brasil)
EWÉ DE ÒSÁNYÌN: O SEGREDO DAS FOLHAS Uma criança nasce com folhas em seu corpo e sua mãe busca a cura. Na escola, porém, as outras crianças a discriminam e ela foge para a mata! Na Caatinga, encontra seres encantados de tradições indígenas e negras e caminha numa aventura de autoconhecimento. Sua busca a leva até Òsányìn, o Orisà das folhas, que apresenta o poder das plantas e a importância da preservação ambiental. Direção: Pâmela Peregrino (Brasil)
A INCRÍVEL AVENTURA DAS SONHADORAS CRIANÇAS CONTRA LIXEIRA FURADA E CAPITÃO SUJEIRA Quando o lixo só cresce e os adultos não se dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: o atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem. Direção: Beatriz Ohana (Brasil)
15h10 – MOSTRA INFANTOJUVENIL
A MENINA E O MAR O filme conta a história de um breve encontro entre um menino e uma garota que tem formas muito diferentes de ver o mundo ao seu redor. E o mar, que abraça este momento; o rapaz, com medo do que o mar pode reservar para ele e a moça, acostumada a ver poesia em toda parte ao seu redor, aprendem, juntos, que, para aproveitar a vida, tudo o que você precisa fazer é abraçar seus instintos. Por meio deste encontro que muda a vida, ambos aprendem a superar seus medos e desfrutar do mundo ao seu redor. Direção: Gabriel Mellin (Brasil)
THE BIRDS OF JADE ROCK Com base em uma história verdadeira, somente uma rendição abnegada e a relíquia mística, escondida em uma ilha iminente, podem dar a este grupo de jovens ousadas uma chance de salvar a vida de uma irmã. Este conto sincero, estrelando um elenco só de mulheres, que nunca receberam o roteiro. Elas filmaram as cenas em “ordem cronológica da história”. Elas estavam sempre no momento, nunca sabendo o que aconteceria em seguida, improvisando corajosamente uma cena de cada vez, enquanto vivenciavam o desenrolar da história. Direção: Ryan Fenson-Hood (Estados Unidos)
CAFÉ SALVADOR Eugenia é uma brasileira que mora em El Salvador, tentando completar suas atividades em um dia “maluco”. Direção: Angel Ricardo Rysh (El Salvador)
CONFORME Em um escritório vazio, um pai e seu filho, com um problema de comunicação, têm que lutar contra uma fotocopiadora que se tornou perigosa. Direção: Antoine Abdul-Jalil (França)
SE FLOPAR, NUNCA POSTEI Márcio se muda para a casa onde mora sua prima, Karen. Chegando lá, os moradores da casa se envolvem em seu comportamento, ao receberem mensagens no celular. Alguém deve detê-lo, antes que algo terrível aconteça. Direção: Lucas Zimer (Brasil)