O prefeito Leo Bezerra celebrou a inauguração, nesta segunda-feira (14), do segundo ponto de apoio da empresa Ifood, destinado aos entregadores (motoboys), que fica no bairro de Mangabeira. O local é resultado de um projeto de lei, sancionado pelo Executivo Municipal, em 2022, que prevê estrutura mínima para auxiliar os trabalhadores, incluindo sanitários; água potável; álcool em gel; local de apoio e descanso para os entregadores; pontos de energia gratuitos para recarga de celular.
“Após conversar com a equipe técnica responsável por este equipamento, informo que mais de quatro mil pessoas estão cadastradas em aplicativos de entrega em João Pessoa. Esta iniciativa é fruto de uma lei de autoria do então vereador Marmuthe Cavalcanti, a qual viabilizamos junto à Prefeitura. É gratificante observar a ampliação constante dos nossos serviços, visando sempre a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito.
De acordo com João Sabino, vice-presidente de Políticas Públicas da empresa Ifood, cerca de 2.500 entregadores estão cadastrados na plataforma, mas o serviço, que passa a funcionar das 10h às 22h, se estende a todos os profissionais de entrega, incluindo motoristas de aplicativos e entregadores de encomendas. A estrutura, em Mangabeira, foi escolhida para atender a demanda crescente na região. Ele agradeceu o olhar do poder público para viabilizar a operação.
“É um prazer inaugurar hoje o segundo Ponto de Apoio do iFood em João Pessoa. Após a abertura da primeira unidade em Manaíra, no ano passado, identificamos, em conjunto com as autoridades locais e por meio de análises de concentração de entregadores, a necessidade estratégica de um novo espaço. O espaço oferece acesso a banheiros, pontos de recarga para dispositivos móveis, bebedouros e áreas para refeições. É uma satisfação consolidar esta parceria com as autoridades locais para proporcionar mais conforto e comodidade à comunidade de trabalhadores das ruas”, destacou.
Autor do projeto de Lei, Marmuthe Cavalcanti, hoje secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, comemorou a inauguração do Ponto de Apoio da Ifood destacando que é um relacionamento as condições desafiadoras enfrentadas pelos entregadores por aplicativo, além dos riscos constantes no trânsito urbano. Ele reiterou que o objetivo é oferecer mais conforto e dignidade aos profissionais.
“Esses locais oferecem infraestrutura completa, com espaços para descanso, recarga de baterias, hidratação e alimentação. O intuito é proporcionar um momento de pausa durante a intensa jornada de trabalho, permitindo que esses profissionais sigam com mais segurança para suas próximas entregas. Sinto-me honrado por ter sido o proponente desta lei, que hoje se consolida como uma realidade, promovendo respeito e dignidade aos entregadores de aplicativos de nossa cidade”, afirmou o secretário.
O entregador João Paulo de Lima definiu o espaço como ‘essencial para o desenvolvimento da atividade profissional’, justificando que os trabalhadores estão constantemente nas ruas prestando serviço importante para toda sociedade. “Todo trabalhador precisa de boas condições de trabalho. Aqui, sem dúvidas, vai nos ajudar muito, porque a gente sai de casa e, muitas vezes, não sabe ao certo que horas volta. Portanto, é fundamental contar com essa estrutura para descansar e ter o suporte necessário”, afirmou o trabalhador.


