O Governo de Minas lançou, nesta quinta-feira (4/12), a Rede Automatiza.MG, que integra servidores que desenvolvem automatizações e soluções com uso de inteligência artificial nos órgãos estaduais e pessoas interessadas no tema. A iniciativa é executada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio do Escritório Central de Inovação e Automatização, e busca fortalecer a cultura da automatização, incentivando a troca de experiências para a otimização do serviço público.
A Rede Automatiza.MG conta com um grupo para troca de mensagens para conectar as pessoas e facilitar o intercâmbio de informações. Também serão realizados eventos periódicos, voltados ao compartilhamento de experiências e soluções.
“A Seplag-MG tem investido muito em inovação nos últimos anos, buscando as melhores soluções tecnológicas, e contando com uma estratégia muito forte de compartilhamento e gestão do conhecimento. Isso se materializa, hoje, na criação da Rede Automatiza.MG, que vai transformar a rotina de cada um dos servidores, para que a gente possa utilizar essas boas práticas no nosso dia a dia e melhorar os serviços que são prestados para a sociedade”, ressaltou o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Rodrigo Matias.
O Automatiza.MG foi criado em 2024 para otimizar o tempo gasto por servidores em tarefas cotidianas, trazendo ganhos de eficiência para o Estado, por meio da automatização de processos e da inteligência artificial. Ao todo, 26 órgãos e entidades estaduais já foram atendidos pelo projeto, com ações como a construção de 113 robôs que funcionam como assistentes virtuais para auxiliar os servidores no dia a dia.
Os assistentes criados auxiliam na redução do tempo de algumas atividades dos servidores, já economizando, até o momento, mais de 10.215 horas em processos que foram aprimorados.
“Nós sabemos que muitos servidores estão espalhados pelos órgãos trabalhando em algumas soluções automatizadas. Queremos unir essas pessoas para que elas possam aprender umas com as outras, compartilhar experiências e soluções, automatizando muitas tarefas e melhorando processos administrativos”, destacou a subsecretária do Escritório Central de Inovação e Automatização, Ana Flávia de Castro Morais.
Lançamento
No evento de lançamento da Rede Automatiza.MG, alguns servidores que já criaram automatizações e aperfeiçoaram processos em órgãos como Secretarias de Estado de Fazenda, de Educação e Ouvidoria-Geral do Estado apresentaram seus trabalhos e resultados.
Entre eles, estava a diretora de Logística e Serviços Gerais da Seplag-MG, Ana Luiza Ferreira dos Santos, que falou da sua experiência com automatizações de instrução de processos de pagamento.
“A automatização de uma atividade que era rotineira para nós gerou um grande impacto no nosso trabalho. Com a Rede, vamos saber mais sobre as iniciativas dos outros órgãos, como pude conhecer hoje uma iniciativa da Secretaria de Fazenda, que pode ser replicável em minha superintendência”, contou Ana.
Todas as informações sobre a rede e os materiais dos encontros estão disponíveis no site do Automatiza.MG, neste link.

