Na última quarta-feira, 12, setores da Prefeitura de Ubatuba participaram da terceira reunião com lideranças da região norte do município, dando continuidade ao trabalho de aproximação e construção conjunta de soluções para as demandas locais.
A iniciativa é um convite da comunidade e, desta vez, aconteceu na Vila Rolim, com a participação de cerca de 13 representantes de diferentes bairros e de representantes das Secretarias de Saúde, Segurança Pública, Governo e do Fundo Social de Solidariedade.
Durante a reunião, foram discutidas ações práticas voltadas à melhoria dos serviços públicos na região, como demandas relacionadas à atividade delegada, ao reforço do policiamento, bem como à ampliação dos horários e linhas de ônibus, visando melhorar a mobilidade e o acesso aos serviços.
Na área ambiental, houve questões relacionadas ao abastecimento de água, com a devolutiva de que o contrato vigente com a Sabesp prevê a ampliação para 99% da cobertura de água tratada até 2029.
“Estamos, juntos, construindo políticas coletivas por meio do diálogo. Esses momentos são fundamentais para ouvir a população, compreender as demandas e buscar soluções de forma compartilhada. É assim que fortalecemos o cuidado e o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou a presidente do Fundo Social, Tatiana Mansur.
Na área da Saúde, os representantes apresentaram o projeto de descentralização dos serviços, que prevê a implantação de um novo equipamento de saúde no bairro Ubatumirim, atualmente em fase de estudos. A proposta busca ampliar o acesso aos atendimentos e especialidades médicas. Também foi feita a explanação sobre a Emulti, equipe multiprofissional que atua junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferecendo atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição, educação física e outras áreas.
“Os grupos são importantes para o vínculo entre os moradores da região, para aproximar a comunidade e para lidar com os problemas de maneira completa, não só dentro do consultório, mas melhorando todo o conjunto, a autoestima, a saúde e a mobilidade”, explicou o coordenador da Emulti, Ralph Casarsa.
A comunidade também pôde esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, critérios de atendimento e encaminhamentos em casos de urgência, reforçando o papel da Atenção Básica como principal porta de entrada do sistema de saúde.
“Essas reuniões são muito importantes para trazer melhorias para a Saúde e para outros projetos. É por meio do diálogo que conseguimos avançar e construir uma região norte cada vez melhor”, concluiu o morador Ivo Alves.


