NOTÍCIAS

temperaturas amenas e chuva devem ser cenário dos próximos dias – Prefeitura Municipal de Ubatuba

A Defesa Civil de Ubatuba alerta a população sobre as condições climáticas previstas para os próximos dias, com destaque para o período de 07 a 11 de outubro.

Segundo informações do Climatempo, a previsão estendida indica que a partir desta terça-feira, 07, a sábado, 11, a cidade será afetada por condições de chuva. As temperaturas diárias variarão entre mínimas de 18 ∘C e máximas de 25 ∘C. O total de chuva previsto para este período é de 48 mm e a umidade média prevista é de 62%.

 
 
   

Além disso, há em vigor para o município um alerta amarelo de chuvas intensas, com validade até 10h de quarta-feira, 08. As previsões associadas a este alerta incluem chuvas fortes com volume de 20–30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos na faixa de 40–60 km/h. Tais condições climáticas elevam os riscos de alagamento, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.

Segundo a Defesa Civil, diante do risco de temporais nas próximas horas, é importante adotar medidas de proteção. “Se possível, evite sair de casa durante as tempestades fortes. Em hipótese alguma fique debaixo de árvores, estruturas altas, placas ou torres, pois há risco de queda ou descarga elétrica”, explicou o diretor do órgão, Alexandre Napoli.

Outras recomendações são desconectar aparelhos elétricos das tomadas durante chuvas intensas com raios. Evitar alagamentos mantendo canais de drenagem, calhas e ruas livres de obstruções. Caso esteja fora de casa, também é indicado não transitar por vias inundadas ou escorregadias, já que o perigo pode ser maior do que parece.

“É importante reforçar aos moradores de áreas de encosta e locais vulneráveis a deslizamentos que redobrem a atenção neste cenário. Diante de qualquer sinal, como fissuras, rachaduras ou movimentos estranhos, devem entrar em contato com a Defesa Civil imediatamente”, acrescentou Napoli.

Para solicitar ajuda ou informar sobre alguma situação, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.