ESPORTES

Piauí fortalece política voltada ao microempreendorismo local com adesão ao Contrata+Brasil — Contrata mais Brasil

O Governo do Piauí aderiu ao Contrata+Brasil, plataforma coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) que simplifica o acesso de microempreendedores individuais (MEIs) às contratações públicas, ampliando oportunidades para pequenos fornecedores em todo o país. A assinatura do termo de adesão ocorreu durante o 1º Seminário Estadual de Contratações Públicas do estado, em Teresina (PI), no início deste mês.

O Contrata+Brasil vem transformando o modo como os governos contratam serviços de manutenção e pequenos reparos, para os quais, até o momento, a plataforma oferta oportunidades de trabalho. A ferramenta permite que órgãos públicos publiquem suas demandas por serviços como pintura de parede e conserto de encanamento e recebam orçamentos diretamente de pequenos fornecedores cadastrados, em um ambiente 100% digital e gratuito, de forma ágil e transparente.

 
 
   

O secretário de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, Roberto Pojo, enviou mensagem ao governo do Piauí durante o seminário: “Falar de inovação nas compras públicas é falar sobre o futuro da gestão no país”, afirmou, destacando a importância do tema geral do evento. Segundo ele, a adesão do estado ao Contrata+Brasil reforça o “compromisso da gestão piauiense com soluções modernas, inclusivas e voltadas para o desenvolvimento regional”.

Compras.gov.br, Novo Cadin e Contrata+Brasil são reconhecidos no Prêmio Gov.Digital 2025 — Contrata mais Brasil

Gestão apresenta Contrata+Brasil a procuradores federais durante encontro no Rio de Janeiro — Contrata mais Brasil

Já o secretário de Administração do Piauí, Samuel Nascimento, ressaltou que a iniciativa chega para fortalecer a política estadual de apoio ao microempreendedorismo. “Isso vai gerar mais renda para a população piauiense que quer empreender, permitindo, assim, também economizar mais dinheiro público, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços prestados”, afirmou.

Com a adesão do Governo do Piauí, que se soma a outros órgãos públicos no estado que já estão utilizando a ferramenta, o Contrata+Brasil amplia sua presença em todo o território nacional, reforçando o compromisso do governo federal em utilizar as compras públicas como instrumento de desenvolvimento econômico e social nas cidades do Brasil.

Acesse e veja como aderir à plataforma Contrata+Brasil.