Frente fria muda o tempo nesta sexta-feira e no sábado; no domingo, temperaturas podem chegar próximas de 0 °C na Serra e no litoral terá mar agitado – Foto: Arquivo / Defesa Civil de Santa Catarina
Quem vai aproveitar o feriadão em Santa Catarina deve preparar o guarda-chuva e também o agasalho. O tempo muda nesta sexta-feira, 4, com chuva em todas as regiões e possibilidade de temporais, enquanto no domingo, 6, as temperaturas caem de forma acentuada, com mínimas próximas de 0 °C na Serra. No Litoral, o frio vem acompanhado de vento forte, mar agitado e condições para ressaca.
A frente fria que avança pelo estado provoca chuva a partir do fim da manhã desta sexta-feira. Entre a tarde e a noite, a instabilidade ganha força e pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento e granizo, principalmente nas áreas próximas da divisa com o Paraná. O risco é baixo a moderado para alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
No sábado, 5, a instabilidade permanece, com chuva e chance de temporais a qualquer momento do dia. Ao longo da tarde, as temperaturas começam a cair e as mínimas ocorrem à noite, variando entre 5 °C e 12 °C no estado, com valores ainda menores na Serra.
Do temporal ao frio intenso
A mudança mais significativa acontece entre o sábado e o domingo. Com o afastamento da frente fria e a entrada de ar frio, as temperaturas despencam.
No domingo, as mínimas ficam entre 3 °C e 11 °C em Santa Catarina, com pontos próximos de 0 °C na Serra. Durante a tarde, as máximas ficam abaixo de 20 °C em grande parte do estado e não passam de 10 °C na Serra.
A queda nas temperaturas exige atenção, principalmente com crianças, idosos e pessoas mais vulneráveis ao frio. O risco é baixo a moderado para agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
“É uma mudança bastante significativa no comportamento do tempo em poucos dias. Por isso, quem vai viajar ou aproveitar o feriadão deve acompanhar a previsão e estar preparado tanto para os temporais quanto para a queda acentuada das temperaturas”, explica Caio Guerra, meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina.
Litoral terá vento forte e ressaca
No domingo, o Litoral terá uma condição que merece atenção. A previsão indica vento de sudoeste a sul intenso, com rajadas acima de 60 km/h. O mar fica agitado, com ondas de sul entre 2,0 m e 2,5 m e picos de até 3,0 m, com condições para ressaca.
O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima e à ressaca. A orientação é evitar atividades de navegação, pesca e esportes aquáticos durante os períodos de maior agitação e manter distância de costões, molhes e áreas expostas às ondas.
Atenção durante os temporais
Quem estiver viajando ou circulando pelo estado durante os períodos de chuva forte deve procurar um local seguro ao perceber a aproximação de um temporal. Também é importante manter distância de árvores, postes, placas e estruturas que possam ser derrubadas pelo vento.
Em caso de alagamento, nunca atravesse áreas com correnteza, seja a pé ou de carro. Durante os temporais, também é recomendado retirar equipamentos eletrônicos das tomadas, quando possível.
No trânsito, a orientação é reduzir a velocidade e, se a chuva comprometer a visibilidade, procurar um local seguro para parar.
Frio continua na próxima semana
Na segunda, 7, e na terça-feira, 8, o tempo fica firme e com predomínio de sol na maior parte de Santa Catarina. No Litoral e em áreas próximas, ainda haverá muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca e isolada nos extremos do dia.
As temperaturas caem ainda mais, com previsão de frio intenso, principalmente durante as noites e madrugadas.
Como se proteger durante os temporais
Durante a chuva forte e os temporais, alguns cuidados podem fazer a diferença:
- procure um local seguro ao perceber a aproximação de um temporal;
- mantenha distância de árvores, postes, placas e estruturas que possam cair;
- evite áreas sujeitas a alagamentos e nunca atravesse locais com água corrente;
- retire equipamentos eletrônicos das tomadas durante os temporais, quando possível;
- caso esteja dirigindo, reduza a velocidade e procure um local seguro caso a visibilidade fique prejudicada;
- em caso de queda de árvore ou fio da rede elétrica, não se aproxime e não toque na estrutura.
A Defesa Civil também reforça a importância de atenção às pessoas mais vulneráveis durante a queda das temperaturas, especialmente à noite e nas primeiras horas da manhã.
A população deve acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos emitidos pela Defesa Civil de Santa Catarina. Em caso de emergência, os telefones são 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros.
Saiba como receber alerta da Defesa Civil
- SMS: envie o CEP para 40199;
- WhatsApp: envie o CEP para (61) 2034-4611;
- Defesa Civil Alerta: sistema de alerta crítico por Cell Broadcast, envia mensagens diretamente aos celulares que estão em uma área de risco. Diferentemente do SMS, não é necessário fazer cadastro para receber esse tipo de alerta;
- A Defesa Civil também disponibiliza notícias, orientações, informações meteorológicas e ações por meio do canal oficial no WhatsApp “DEFESA CIVIL SANTA CATARINA”. Clique aqui e acesse o canal oficial;
- Emergências: telefone 199.
Informações adicionais para a imprensa:‣
Assessoria de Comunicação – Ascom
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina – SDC/SC
E-mail: [email protected]


