A equipe do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba deu mais um passo na modernização de seus recursos operacionais. O setor conta com novos equipamentos e materiais destinados ao adestramento de cães, recentemente adquiridos, e amplia a capacidade técnica e operacional da equipe.
Entre os itens adquiridos estão macacão de mordida (bite suit), protetor de braço, peitoral de condução, guia de condução, manga profissional, almofada de mordida, além de outros acessórios específicos para treinamento tático e controle operacional. Todos são da marca Bianco Suits, referência na área de adestramento e proteção.
Os investimentos foram viabilizados por meio de emenda parlamentar de 2025, do vereador Luis Santos, no valor de R$ 20 mil. A apresentação dos novos materiais ocorreu na última sexta-feira (6), durante visita do também presidente da Câmara Municipal à sede do Canil, que opera junto à base da GCM no bairro Wanel Ville, na Zona Oeste da cidade.
O ato contou com a participação do secretário de Segurança Urbana (Sesu), João Alberto Corrêa Maia; do comandante-geral da GCM, Davi Dutra, e de equipes do Canil da Corporação. Na ocasião, os agentes do Canil realizaram demonstração prática da atuação dos cães em abordagem policial, guarda e proteção, evidenciando a eficiência dos novos materiais e o alto nível de preparo da equipe.
“A atuação do Canil da GCM é considerada de extrema importância para a segurança pública, unindo eficiência operacional e proximidade com a comunidade”, apontou o secretário da Sesu. Criado oficialmente pela Lei nº 11.680/2018, o Canil da GCM de Sorocaba é um braço estratégico da corporação, atuando tanto em operações policiais quanto em ações sociais e terapêuticas, com impacto positivo direto junto à população.
Atualmente, o Canil da GCM de Sorocaba conta com quatro cães operacionais, especializados em guarda, proteção e faro de drogas: Thor e Apollo, da raça Pastor Belga Malinois, e Koda e King, da raça Pastor Alemão. Além do trabalho operacional, a unidade desenvolve ações de Cinoterapia, com os cães Buddy (8 anos) e Luke (1 ano), da raça Golden Retriever, voltadas ao acolhimento emocional em escolas, instituições e projetos sociais.
“Geralmente, eles são selecionados por suas características de personalidade, sendo requisitos fundamentais: coragem, inteligência, obediência, equilíbrio, capacidade de farejar e capacidade de adaptar-se a ambientes e situações diversas. Os cães moram no próprio Canil da GCM, onde são muito bem cuidados e tratados, diariamente”, comenta Davi Dutra.
O treinamento dos cães é feito junto ao seu condutor, no turno de trabalho do GCM, e dura em torno de duas horas. Ele inicia ainda filhotes, a partir dos três meses, com socialização e ambientação e, gradativamente, evolui com obediência, faro, guarda e proteção ou cinoterapia (cão terapeuta), dependendo da aptidão de cada cão para a função que vai desempenhar.
Anualmente, os cães passam por consulta veterinária e são vacinados, sendo que em caso de necessidade emergencial ou identificando sintomas de doença, eles são levados para atendimento de imediato. Os tratamentos são seguidos conforme protocolo indicado pelo médico veterinário. Em média, os cães são aposentados com oito anos de trabalho, podendo ser antes também, caso o desempenho de sua função esteja prejudicado devido à doença ou condição debilitante.
Curiosidades sobre os cães do Canil da GCM
– Cães policiais não viciam em drogas: os animais têm contato apenas com o odor das substâncias, associado a brincadeiras e recompensas, sem qualquer risco de dependência.
– Olfato altamente sensível: o faro de um cão policial pode ser até 100 mil vezes mais sensível que o do ser humano, permitindo localizar substâncias mesmo bem ocultas.
– Treinamento baseado em brincadeiras: o trabalho é realizado com reforço positivo, tornando as atividades estimulantes e prazerosas para os cães.
– Cada cão tem uma vocação: avaliações comportamentais definem se o animal será destinado ao trabalho operacional ou à Cinoterapia.
– Cães também cuidam de pessoas: na Cinoterapia, os cães auxiliam na redução da ansiedade, no estímulo emocional e no fortalecimento de vínculos, especialmente de crianças e idosos.

