Caio Scoheffel treina em Ibirama e vem se destacando nas competições – Foto: Dalton Yamashita
O Badminton de Ibirama conquistou um resultado inédito ao alcançar o segundo lugar no ranking brasileiro de clubes, de acordo com a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). O desempenho é resultado direto do trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que atua no fortalecimento da modalidade no município.
A iniciativa envolve treinamento técnico e acompanhamento esportivo, além da participação em competições estaduais, nacionais e internacionais. O projeto atende atletas de diferentes faixas etárias e tem contribuído para a formação esportiva e cidadã dos participantes.
Além do impacto esportivo, o projeto de extensão também promove a integração entre universidade e comunidade, possibilitando que acadêmicos da Udesc Alto Vale apliquem conhecimentos na prática, ampliando sua formação profissional.
“O resultado consolida Ibirama como uma das principais referências do badminton nacional e até internacional e reforça a importância dos projetos de extensão universitária no desenvolvimento do esporte e na projeção de atletas em nível nacional”, destaca o coordenador do projeto Ibirama Badminton, Pablo Schoeffel.
Como isso foi possível?
Ibirama – uma cidade de pouco mais de 20 mil habitantes – agora passa a ser conhecida também como referência no Badminton. “Apesar da pouca estrutura e de poucos recursos, nós temos paixão pelo que fazemos. Acreditamos há 15 anos no esporte e formamos uma família aqui no Alto Vale que treina forte para trazer resultados”, comenta Pablo.
Em 2025, por exemplo, foram mais de 30 medalhas em campeonatos brasileiros; oito medalhas no sul-americano e atletas convocados para a seleção.
Assessoria de Comunicação da Udesc Alto Vale
Jornalista Thiago César Augusto
E-mail: [email protected]
Telefone: (47) 3357-8457


