Durante abertura da 14ª Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem), nesta quinta-feira (29), o prefeito Cícero Lucena anunciou aumento de 8% aos professores da educação de João Pessoa – percentual superior à orientação do Governo Federal, de 5,4%. O evento acontece no Teatro A Pedra do Reino, no Centro de Convenções.
O ajuste, de acordo com o prefeito Cícero Lucena, consolida a educação como um dos maiores salários do país. “Realizamos os cálculos necessários, considerando os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), e, com essa medida, reconhecemos a importância desses profissionais. Diante da viabilidade financeira, concedemos um reajuste acima da média nacional, consolidando-o como um dos maiores aumentos salariais do País”, afirmou o prefeito, explicando que o reajuste será pago a partir de fevereiro, com retroativo de janeiro.
Sobre a Jofem, voltada aos gestores, professores e especialistas de todas as unidades de ensino da Capital, Cícero Lucena disse que o evento promove a formação continuada e o debate construtivo com os profissionais as vésperas do início de mais um ano letivo. “A disseminação de novas ideias e modelos de gestão, buscando a inovação constante. O objetivo é transformar a educação em um instrumento efetivo de desenvolvimento pessoal e social”, concluiu o prefeito.
A Jofem acontece até esta sexta-feira (30), promovendo palestras, mesas de debates e formação, contando com especialistas em educação de instituições como Unesp, de São Paulo, Ministério da Educação e da Universidade Federal do Piauí.
O vice-prefeito Leo Bezerra celebrou o encontro desta quinta-feira com os profissionais da educação municipal, que lotaram o Teatro A Pedra do Reino, onde destacou os avanços da Prefeitura na área.
“A reforma de creches, a reforma de escolas, a modernização, a criação de salas Google, salas de atividades e poderia permanecer aqui por horas mencionando os diversos avanços. Não apenas na educação e na informatização, mas também no desenvolvimento dos profissionais, nossos professores e professoras. E, reiterando minhas palavras, reafirmo aqui o compromisso de aprimorar ainda mais o trabalho realizado”, destacou Leo Bezerra.
Sobre o tema da Jofem 2026, de fortalecimento da escola pública municipal, com práticas transformadoras na perspectiva da inclusão e equidade, a secretária executiva municipal de Educação e Cultura, Luciana Dias, destacou que é uma política implementada com o objetivo de tornar as salas de aula mais inclusivas e acolhedoras para os estudantes.
“Acreditamos que a Jofem desempenha um papel fundamental ao promover e proporcionar reflexões e assegurar a qualidade e a atualização das práticas pedagógicas, visando um ano letivo produtivo. Em nome da Secretaria de Educação e Cultura do Município, ressalto que o processo educacional demanda aprendizados relevantes para gestores, educadores e especialistas. É fundamental que trabalhemos em colaboração, pois o conhecimento nessa área é dinâmico e constante”, refletiu a secretária.
Mais reconhecimento e valorização – Ainda durante a Jofem, o prefeito Cícero Lucena entregou certificados de reconhecimento e premiação aos professores destaques do Fundamental I – os três primeiros colocados de cada ano escolar – do 1º até o 5º ano. Maria Sueli, da Escola Lucia Geovana, no Colinas Sul, agradeceu a premiação e também celebrou o percentual de aumento anunciado pelo prefeito.
“Eu me dedico bastante, não apenas eu, mas todos os professores dão o melhor em sala de aula para garantir uma educação de qualidade e humana. Esse reconhecimento nos deixa felizes, uma sensação de gratidão e de mérito. Valeu a pena o esforço. E nos motiva ainda mais seguir trabalhando para fazer uma educação de qualidade”, destacou a professora.

