Azul e Preto derrota Franca e decide contra o KTO Minas
Uma vitória histórica de um grupo determinado, guerreiro e que sabe cumprir determinações táticas de um técnico vencedor. Assim foi o jovem time do Esporte Clube Pinheiros na semifinal da Copa Super 8, torneio que envolve os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB Caixa 2025/26. Na noite desta quarta-feira (28), o Azul e Preto derrotou a poderosa Sesi Franca, por 82 a 79 (46 a 44) e está na final do torneio, cujo campeão garante vaga na BCLA – Basketball Championships League America.
A decisão inédita para o Pinheiros será no próximo sábado (31), às 17 horas. E como o Azul e Preto foi o campeão do primeiro turno, decidirá no Poliesportivo Henrique Villaboim. Na semifinal recebeu um excelente público, com uma torcida vibrante o tempo todo.
Foi a segunda vez que o Pinheiros chegou na semifinal do Super 8. Porém, no primeiro, em 2020, acabou sendo eliminado. Mas agora, chega em uma final inédita.
Foi um jogaço do começo ao fim, com as duas equipes revezando na liderança do placar, mas foi essa a estratégia do técnico Gustavinho De Conti. Levar a partida equilibrada até o fim para dar o golpe final.
“Queríamos que o jogo fosse equilibrado, porque tivemos dois jogos contra eles e não fomos bem. E conseguimos fazer o jogo chegar igual no final e o Pinheiros conseguiu terminar bem”, disse o treinador pinheirense.
Sobre a final, Gustavinho sabe que será outra grande partida. “O Minas é um adversário muito forte. É favorito pelo investimento que tem. É um time muito bem treinado pelo Leo Costa, com jogadores experientes. Será muito difícil traçar uma estratégia. Vamos fazer algumas coisas e esperar que dê certo no sábado”.
“Fizemos uma grande preparação deste o primeiro turno quando conseguimos sair em primeiro. Foi fenomenal tudo isso, agora é fazer uma preparação igual para buscar a vitória na final contra o Minas”, disse Pacheco, um dos destaques da equipe.
O armador americano David Sloan foi novamente o jogador decisivo. Marcou 22 pontos, deu oito assistências e dois rebotes, com 19 de eficiência. A jovem revelação Cauã Pacheco, com 11 pontos, três rebotes e duas assistências, foi outro destaque, juntamente com Yan Djalo, com 10 pontos, nove rebotes e duas bolas recuperadas.
Mais uma vez o rebote foi o ponto alto pinheirense. O time pegou 36 bolas, sendo 13 de ataque, contra 28 do time francano, apenas cinco de ataque. Também jogaram e marcaram: Felipe Gregate (5 pts, 4 rebts e 1 asist), CJ Penha (7 pts e 1 reb), Matheus Maciel (5 pts, 5 rebts e 1 asist), Betinho Nardi (11 pts, 1 asist e 1 recup), Afonso Pacheco (4 pts e 2 rebts), Agapy Santos (7 pts e 4 rebts), Pedro Pastre (5 rebts, 1 asist e 1 recup), Matheus Nascimento. Georginho De Paula, com 24 pontos foi o cestinha do jogo e de Franca.
O JOGO
Primeiro período – Mantendo o mesmo quinteto do jogo anterior, com Sloan, Gregate, Djalo, Pastre e Afonso, o Pinheiros começou a partida com uma forte defesa, fez 4 a 0, mas diante da também agressiva defensiva de Franca, os acertos foram raros, 7 a 7 em cinco minutos de jogo. Com as duas boas defesas, o período terminou 16 a 17 para o time francano.
Segundo período – Com uma bola de três pontos de CJ Penha, o Azul e Preto empatou em 20 a 20, com menos de 1:30 de jogo. Com outra bola de três, agora de Sloan e dois de Betinho, o Pinheiros abriu quatro pontos (27 a 23), obrigando o técnico francano a pedir tempo. Faltando um minuto, Franca voltou a liderar o placar em 27 a 26, com Gustavinho pedindo tempo. Com dois lances livres de Djalo e uma parcial de 30 a 27, o Pinheiros terminou na frente a primeira etapa do jogo: 46 a 44.
Terceiro período – Como era de se esperar o jogo continou muito equilibrado na volta dos vestiários. Com 3:26, Franca voltou a assumir a liderança do placar fazendo 60 a 51. Obrigando Gustavinho a pedir tempo. E deu resultado. Fez uma parcial de nove a 0 e empatou o jogo em 60 a 60.
Quarto período – Com uma defesa agressiva, o Azul e Preto assumiu o placar em 65 a 63 no início do período, mas o jogo tornou-se dramático, com trocas de lideres e empates. Faltando 1:36, com 80 a 79 a seu favor, o Pinheiros deu a tacada decisiva para chegar a vitória: 82 a 79.
DECISÃO DO SUPER 8
Sábado (31), 17 horas – Villaboim
EC Pinheiros x KTO Minas TC (Sportv ao vivo)
Semifinal da Copa Super 8
Villaboim – EC Pinheiros 82×79 Sesi Franca
quartas de final da Copa Super 8
Villaboim – EC Pinheiros 114×108 CA Paulistano


