Entre esta terça-feira, 27, e quinta-feira, 29, Ubatuba terá predomínio de sol entre nuvens, com formação de nevoeiro nas primeiras horas do dia e elevação gradual das temperaturas. Mesmo com a tendência de tempo mais estável, há previsão de pancadas isoladas de chuva à tarde, padrão comum de verão.
A partir de sexta-feira, 30, a aproximação de uma área de baixa pressão próxima ao litoral paulista aumenta a instabilidade atmosférica. O sistema favorece a entrada de umidade e a formação de nuvens de chuva, com possibilidade de pancadas de intensidade fraca a moderada, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
Os acumulados de chuva dos últimos dias deixaram o solo úmido em áreas de encosta. Há, ainda, registro de neblina pela manhã, o que pode reduzir a visibilidade e deixar trechos de serra escorregadios.
A previsão indica volumes em torno de 35 mm nos próximos três dias, o que mantém a atenção em locais com histórico de risco. Órgãos como a Defesa Civil utilizam como base o período de 72 horas, pois é um equilíbrio entre a precisão da previsão e o tempo necessário para a tomada de decisões eficazes, evitando os riscos associados a chuvas intensas e volumosas.
De acordo com os pluviômetros do Cemaden em Ubatuba, os maiores acumulados de chuva nesse período se encontram na região norte. Alguns bairros das regiões sul, oeste e central também detém índices significativos, por isso, a Defesa Civil monitora constantemente a situação no município, com atenção ainda maior às áreas de vulnerabilidade.
Ainda segundo o Cemaden, o cenário de risco para movimentos de massa está em processo de normalização, devido à redução das chuvas recentes, mas o monitoramento segue contínuo.
A orientação em situações de emergência e risco é acionar o telefone 199 da Defesa Civil ou 193, do Corpo de Bombeiros. Para receber alertas gratuitos da Defesa Civil, basta enviar um SMS com o CEP da localidade para o número 40199.
Confira os acumulados 72h:
Poruba 93.43 mm
Almada 93.36 mm
Ubatumirim 75.46 mm
- Mirim 48.18 mm
Tenorio 44.68 mm
Ipiranguinha 42.01 mm
Estufa II 35.11 mm


