A Seleção Brasileira tem a hegemonia da Copa América e, a partir deste sábado, começa a trajetória rumo ao 12° título continental.
A 15ª edição da Copa América acontece em Luque, no Paraguai, pela segunda vez consecutiva.
Em fevereiro de 2024, a cidade deu sorte e o Brasil venceu a Argentina por 2 a 0 na competição continental, com gols de Pito e Rafa Santos.
Ao fim do mesmo ano, os rivais sul-americanos se enfrentaram de novo, na final da Copa do Mundo, e o Brasil venceu novamente, por 2 a 1, com gols de Ferrão e Rafa Santos.
Após o título da Copa do Mundo de 2024, o técnico Marquinhos Xavier rodou pouco os convocados e, nas competições mais importantes, sempre deixou a base campeã mundial.
Para a Copa América 2026, Xavier convocou nove atletas que foram campeões da Copa do Mundo.
- Goleiros: Matheus, Nicolas e Willian (campeão mundial);
- Fixos: Marlon (campeão) e Neguinho (campeão);
- Alas: Arthur (campeão), Cleber, Dyego (campeão), Fabinho, Felipe Valério (campeão), Lucão, Marcel (campeão) e Richard;
- Pivôs: Pito (campeão), Rafa Santos (campeão) e Rocha.
— Ele [Marquinhos Xavier] vem mantendo uma base e isso é o diferencial. A preparação do Mundial também foi assim. Agora começou o novo ciclo, tá mudando pouco os jogadores e isso facilita o entrosamento dentro de quadra — disse Pito, em entrevista exclusiva ao ge.
— Estamos no ciclo pós-Copa do Mundo de 2024, tiveram algumas mudanças e teve oportunidade de testar jogadores que hoje compõem a seleção — analisa Willian, também em exclusiva ao ge.
O Brasil está no Grupo B da Copa América de Futsal, com Bolívia, Chile, Colômbia e Venezuela. Nenhuma das seleções adversárias chegou em finais da competição.
No outro grupo está a Argentina, tricampeã da Copa América. Com ela estão Equador, Paraguai (vice-campeão quatro vezes), Peru e Uruguai (vice duas vezes).
— Os grupos ficaram parelhos. Todos que enfrentam o Brasil vem com muita vontade de ganhar porque é o time a ser batido — comenta Pito.
Agenda do Brasil na Copa América
- Brasil x Colômbia | 24/01 | 14h30 (de Brasília)
- Bolívia x Brasil | 25/01 | 14h30 (de Brasília)
- Chile x Brasil | 28/01 | 14h30 (de Brasília)
- Brasil x Venezuela | 29/01 | 14h30 (de Brasília)
No dia 31 de janeiro é a semifinal. No dia 1° de fevereiro acontece a disputa pelo terceiro lugar e a decisão.
— É o primeiro desafio do ano. Além da Copa do Mundo, essa é a competição mais importante para nós. A gente quer iniciar 2026 mantendo o título dentro do Brasil. As seleções vêm evoluindo, nossa chave é muito dura, são muitos jogos e poucos dias pra descansar, então sempre acontece uma surpresa e esperamos que não seja com a gente — completa Willian.

