ESPORTES

No aniversário de São Paulo, Clássico dos Jardins é atração nas quartas da Copa Super 8 do NBB


 
 
   




Motivado e com duas vitórias seguidas, Pinheiros enfrenta o Paulistano

A meta é conquistar a América. Com esse objetivo, o jovem time do Esporte Clube Pinheiros faz sua estreia nas quartas de final da Copa Super 8, neste domingo (25), às 11 horas, no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim. Transmissão: YouTube do NBB CAIXA. Adquira seu ingresso através do Sympla

No dia em que São Paulo completa 472 anos, o Azul e Preto faz o principal clássico da Capital diante do CA Paulistano, em jogo único na competição que envolve os oito primeiros colocados do primeiro turno da fase de classificação da Liga Nacional de Basquete NBB Caixa 2025/26. O campeão tem vaga na BCLA – Basketball Champions League Americas -, uma espécie de Copa Libertadores do Basquete.

O Pinheiros fez uma campanha brilhante no primeiro turno, saindo como primeiro colocado. Por causa dessa campanha, tem o direito de jogar todas partidas da Super Copa 8 em seu ginásio, começando com a partidas quartas de final contra o Paulistano.

David Sloan na partida contra o Brasília. Foto: Gabriela Garbim/Pinheiros

O Azul e Preto vem de duas vitórias contra o Rio Claro e Brasília em jogos pelo returno do NBB. Esse retrospecto é positivo, especialmente depois da ótima vitória contra Brasília, quarta-feira (21), por 70 a 64 (39 a 29), com a equipe pegando 10 rebotes a mais que o adversário: 49 bolas, sendo 19 de ataque, contra 39 do time de Brasília. Esse foi um ponto positivo da equipe Azul e Preta. Depois do jogo contra Brasília, o Pinheiros passou a pensar exclusivamente no Clássico dos Jardins contra o Paulistano. Como é jogo único, não tem margem para erro e a partir desta sexta-feira (23), a equipe concentra todas atenções para uma preparação importante. Afinal, além do título que seria inédito para o Pinheiros, garante vaga para a BCLA.

Sobre o confronto contra o Paulistano, o técnico Gustavo De Conti está otimista em uma boa apresentação do Pinheiros, especialmente para esquecer uma das duas derrotas do turno. Porém, tem enorme respeito pelo bom basquete que vem apresentando o time dirigido por Demétrius Ferraicú. “O Paulistano é um adversário muito duro. Perdemos para eles no primeiro turno. É uma equipe que joga muito bem coletivamente. Tem destaques rotativos, onde cada jogo tem um jogador saindo-se bem porque são muito bem treinados, por isso é um time forte no rebote, especialmente de ataque. Tivemos pouco tempo para pensar exclusivamente nesse jogo, mas o Pinheiros está bem preparado para enfrentá-los”. Sobre enfrentar o técnico do Paulistano, dirigido por Demétrius Ferraciú, que são amigos, Gustavinho só tem elogios. “Ele faz um ótimo trabalho no Paulistano. Nós conhecemos bem, inclusive já trabalhamos junto na Seleção Brasileira. Sempre está competindo bem, independente dos jogadores que tem em mãos. Já tem título do NBB e tem um time que joga muito bem coletivamente. Eles fizeram um bom jogo no primeiro tempo. Não conseguimos entrar bem no jogo. Para ganhar deles precisamos jogar bem os 40 minutos para pensar em vitória”.

Gustavo de Conti. Foto: Garbriella Garbim/Pinheiros

O jovem armador Cauã Pacheco, desde os 16 anos no Clube, era um dos destaques da equipe na temporada passada, porém uma lesão o tirou das últimas rodadas. Novamente em boa fase técnica e sendo fundamental nas partidas do Azul e Preto, ele prevê um confronto muito duro contra o Paulistano, especialmente pela rivalidade. “Desde que cheguei aqui no Pinheiros se fala da rivalidade. E queremos ganhar. Nossa mentalidade é jogar duro e sair com a vitória porque queremos disputar o título da Copa”.

Cauã Pacheco. Foto: Gabriella Garbim/Pinheiros

Pacheco, que é filho do ex-armador Álvaro Pacheco, sabe da rivalidade contra o Paulistano. E garante que por estar muito tempo no time adulto, já acostumou enfrentar o adversário e a pressão que tem o Clássico. “Desde os 17 anos estou envolvidos nessa pressão, você aprende com o tempo. Estou apto para enfrentar essa situação, e como armador, sei líder com essa pressão”. Ainda sem saber se poderá contar com o ala Yan Djalo, o técnico Gustavinho De Conti já vem preparando a equipe desde quinta-feira. E já montou sua estratégia para enfrentar o adversário, um com o Djalo, mas ele ainda depende de testes. Assim, o possível quinteto base deverá ser David Sloan, Felipe Gregate, Pedro Pastre, CJ Penha e Agapy.

Jogos da Copa – Além de Pinheiros e Paulistano, no mesmo lado da chave fazem o outro jogo Sesi Franca x Brasília. No outro lado da chave, jogam Flamengo x São José e Minas x Corinthians. Os vencedores fazem as semifinais.

Serviço

Quartas de final da Copa Super 8
domingo (25/1), 11 horas (Youtube – NBB Caixa)
Villaboim – EC Pinheiros x CA Paulistano

Resultado do returno
Pedrocão – Sesi Franca 95×81 EC Pinheiros
Bauru – Bauru 101×94 EC Pinheiros
Villaboim – EC Pinheiros 93×65 Rio Claro
Villaboim – EC Pinheiros 70×64 Brasília