ENTRETENIMENTO

Umuarama apresenta elenco para 2026 com foco em retomar o protagonismo – LNF

O Umuarama realizou na manhã desta quarta-feira (21), no Ginásio Amário Vieira da Costa, a apresentação oficial do elenco principal que defenderá a Capital da Amizade na temporada 2026. A equipe disputará a Liga Nacional de Futsal (LNF), a Série Ouro do Campeonato Paranaense e outras competições ao longo do ano, marcando o início de um novo ciclo esportivo para o clube.

Elenco se reapresentou para 2026. | Foto: Gabriel Rocha

Durante o evento, o presidente Nil Romeiro destacou a filosofia de trabalho que norteará a temporada. “Títulos, primeiro, segundo, terceiro, a gente tem vários, e para chegarmos e sermos campeões nosso principal objetivo é conseguir as classificações aos mata-mata. A partir daí, planejar passo a passo, estudando cada adversário. Formamos uma corrente, e uma corrente é feita de elos que nunca podem se separar. Assim será nossa temporada com elenco, comissão técnica, diretoria e torcida”, afirmou.

 
 
   

Reestruturamos a comissão técnica com a expectativa de recuperar os bons resultados. Agradeço ao prefeito Fernando Scanavaca, ao secretário municipal de Esporte e Lazer, Gentil Soares de Lima, aos vereadores e aos patrocinadores que viabilizaram a continuidade da equipe. Nil Romeiro – Presidente da AFSU

Uma das principais novidades para 2026 é o comando técnico. Recém-anunciado, Paulinho Gambier chega ao clube com quase quatro décadas de atuação no futsal e um currículo vitorioso, incluindo o título da Taça Brasil de Futsal em 2022, além da Copa Sul e da Copa dos Campeões em 2025, em sua passagem por equipes de destaque nacional. Em sua fala, Gambier reforçou o compromisso com a camisa do clube.

Diretoria discursou na reapresentação. | Foto: Gabriel Rocha

Compromisso

Nosso objetivo é sempre buscar o melhor resultado para Umuarama, com muito treinamento, preparo e dedicação para honrar essa camisa e conquistar grandes resultados na temporada. Paulinho Gambier – Treinador da AFSU

O capitão e camisa 10, Henrique Capalonga Prates, o Capinha, artilheiro da equipe em 2025 com 32 gols em 47 jogos, também projetou o novo ano. “A expectativa é a melhor possível. Precisávamos mesclar uma equipe mais experiente com jovens talentos. Temos capacidade de voltar a buscar bons resultados na Liga Nacional e no Paranaense. O entrosamento e o trabalho diário serão fundamentais para começar bem o ano”, destacou.

O clube chega a 2026 após dois anos de trajetórias distintas. Em 2024, viveu uma das campanhas mais marcantes de sua história recente ao alcançar as semifinais da LNF, eliminando o favorito Joinville nas quartas de final e consolidando o Ginásio Amário Vieira da Costa como um dos palcos mais temidos do país. A equipe terminou entre as quatro melhores do Brasil, com destaque para a solidez defensiva e a transição rápida.

Já em 2025, o cenário foi de transição. Com a saída de atletas importantes para clubes de maior orçamento, a diretoria apostou na integração de jovens das categorias de base e em reforços pontuais. Na LNF, o time se classificou aos playoffs na última vaga e foi eliminado nas oitavas de final pelo Atlântico. No Paranaense Série Ouro, chegou a liderar a competição no primeiro semestre, mas acabou parando nas quartas de final diante do Esporte Futuro.

Para a nova temporada, o planejamento estratégico prevê a recuperação do protagonismo nacional. Além de seis renovações, o clube apresentou 11 contratações de atletas e três novos integrantes da comissão técnica Os treinamentos já foram iniciados e a estreia nas competições está prevista para o mês de março, tanto na Liga Nacional de Futsal quanto na Série Ouro do Campeonato Paranaense.