NOTÍCIAS

SMAS e RioFilme celebram parceria cultural em sessão de cinema no Cine Carioca Penha – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Crianças e adolescentes acolhidos assistiram a filme sobre a vida do cartunista Mauricio de Sousa. Foto: Renan Areias / SMAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a RioFilme assinaram, na quarta-feira (14/01), uma parceria para a promoção de ações culturais voltadas a pessoas em vulnerabilidade, no Cine Carioca Penha. Para celebrar a assinatura, cerca de 80 crianças e adolescentes acolhidos em unidades da prefeitura e pelo Serviço Família Acolhedora, com idades entre 3 e 17 anos, ganharam uma sessão exclusiva de “Mauricio de Sousa, o filme”, com direito a lanche e bate-papo com o diretor Pedro Vasconcelos.

Antes da sessão, a secretária municipal de Assistência Social, Martha Rocha, que morou na Penha, falou sobre a importância do local escolhido para ratificar a parceria, iniciada como um projeto-piloto em julho, com sessões de cinema no Cine Carioca Penha e no Cine José Wilker, em Laranjeiras.

 
 
   

– Em julho, nós conseguimos proporcionar a nossas crianças e nossos adolescentes uma colônia de férias, com a participação da RioFilme. E vamos repetir agora em janeiro, no período de férias, para que eles possam ter a diversão que merecem! -, disse a secretária.

O presidente da RioFilme, Leonardo Edde, falou sobre a parceria de sucesso:

– Este ano, nós vamos ampliar este projeto entre a RioFilme e a Secretaria de Assistência Social -, garantiu.

Ao fim da sessão, Pedro Vasconcelos, que dirigiu 18 novelas – entre elas “Império” e “A força do querer” -, além do filme “Fala sério, mãe”, contou um pouco da sua experiência aos jovens, respondeu às perguntas e os incentivou a lutar por seus sonhos.

– Eu queria dizer para vocês que coisas muito legais podem acontecer na vida de vocês. É só vocês acreditarem e colocarem no coração de que nada é tão impossível assim de acontecer. Viram a história do Maurício? Ele só queria desenhar e fez tanta coisa bacana. Todo mundo aqui tem uma coisa que faz muito bem. Então, vocês têm que descobrir o que é isso e insistir igual ao Maurício! -, estimulou Pedro.

Acesso à cultura

O grupo que assistiu à exibição foi organizado pelo Projeto Pontes para o Futuro, coordenado por Guilherme Augusto Nanni, que promove atividades culturais e de lazer para pessoas acolhidas em unidades da SMAS.

– A parceria entre RioFilme e a SMAS transforma acesso em oportunidade: levar crianças e adolescentes acolhidos ao cinema e abre janelas para a imaginação, a cultura e a possibilidade de sonhar -, afirmou Guilherme.

Estiveram presentes à sessão crianças e adolescentes acolhidos nas Unidades de Reinserção Social (URS) Ziraldo, Angélica Goulart, Casa Viva Bangu, Casa Viva Penha, Lucinha Araújo, Cely Campello, Dom Hélder Câmara, Maria Tereza Vieira, na Central de Recepção Carioca e nos Polos 4 e 5 do Serviço Família Acolhedora (Faco).

Categoria:

  • 15 de janeiro de 2026
  • Marcações: Cine Carioca Penha Cine José Wilker cinema MAurício de Souza