7 de dezembro de 2025
11:18
Por: Secom
A manhã deste sábado (6) foi de alegria e integração para os munícipes que passavam pela Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro da cidade. Isso porque, a Secretaria da Inclusão e Transtorno do Espectro Autista (Sintea) realizou o evento Virada Cultural com a 1ª edição do Show de Talentos em celebração aos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
Promovida em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a programação contou com apresentações dos PCDs em um espaço acolhedor que proporcionou a cada um a oportunidade de mostrar sua arte em diferentes expressões, como a dança e a música.
O coordenador de Atenção à pessoa com deficiência, Jesiel Pontes de Oliveira, participou da Virada Cultural e ressaltou a importância de dar visibilidade à LBI. “Pela primeira vez vamos presenciar artistas com deficiência comemorando 10 anos de uma lei importantíssima. Esse movimento, promovido pelo Sintea, nos auxilia na oferta de suporte ao público PCD e sua integração na sociedade”, disse.
Esta edição do Show de Talentos contou com apresentações de fantoche, rap, dança e música sertaneja. Entre os participantes estava Mc Parça, que é cadeirante e cantou raps superação, aproveitando o momento para deixar uma mensagem de reflexão ao público. “Hoje nós estamos aqui para nos divertir e é uma honra participar deste dia de celebração. Superação é uma jornada coletiva, todos temos o que aprender e ensinar. Com a arte descobrimos nosso verdadeiro potencial e como sociedade estamos aprendendo que a inclusão não é só sobre dar oportunidades mas, também respeitar”, destacou.
O grupo Felicidade Down, projeto social de Sorocaba focado no desenvolvimento da autonomia de pessoas com Síndrome de Down, esteve presente para uma apresentação de dança com a temática cabaré. Tomás André Santos, fundador e dirigente do grupo acompanhou o evento e enalteceu o trabalho desenvolvido com os participantes. “Trabalhamos pela inclusão dos Down tanto em ambientes de trabalho quanto no meio social. Nós os incentivamos a viverem a vida da maneira mais plena possível, amadurecendo e aproveitando oportunidades”, ressaltou.

