Nesta semana, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram de duas capacitações promovidas pelo Departamento Regional de Saúde XVII (DRS XVII), em Taubaté, com foco na melhoria da qualidade assistencial, na integração da Rede de Atenção à Saúde e no fortalecimento das práticas humanizadas.
O primeiro encontro aconteceu na quarta-feira, 12, e reuniu profissionais de toda a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte para discutir a implantação dos cuidados paliativos na rede de Saúde, principalmente, por meio da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad). A atividade contou, também, com representantes da Secretaria Estadual de Saúde e com os coordenadores regionais de Saúde do Adulto e Humanização.
“Essas trocas fortalecem a construção de um cuidado integrado, humanizado e apoiado no trabalho multiprofissional. Foi importante participar desta capacitação para podermos nos espelhar em como trabalhar em rede”, comentou a médica do Emad de Ubatuba, Dra. Marcela Blumenschein.
Já na quinta-feira, 13, o DRS XVII promoveu a capacitação técnica sobre Segurança do Paciente, parte do Programa de Qualidade e Segurança da Secretaria de Estado da Saúde. O encontro foi conduzido por Maria Cecília Zambrana Curti, coordenadora do Núcleo Gestor de Humanização e Segurança do Paciente, e pela médica Márcia Corrêa Araújo, que apresentou dados do Boletim de 12 anos de notificações do sistema Notivisa e estratégias para prevenção de riscos.
O objetivo central da formação é conscientizar a importância de reduzir incidentes nos serviços de saúde e destacar que a notificação de incidentes e quase incidentes é uma ferramenta fundamental para aprimorar os processos. Notificar permite identificar fragilidades, corrigir falhas antes que causem danos, aprender com situações reais, implementar mudanças e fortalecer uma cultura de segurança e transparência. “A rotina dos serviços de saúde exige atualização constante e práticas bem estruturadas. Participar desta capacitação nos ajuda a revisar processos, aprimorar fluxos e garantir que cada etapa do cuidado seja realizada de forma mais segura e responsável”, explicou a coordenadora de Urgência e Emergência, Simone Soares.
As informações apresentadas nas duas capacitações serão compartilhadas com as demais equipes de Saúde do município em ocasião oportuna.


