O verão se aproxima e, com ele, aumenta a preocupação com índices de afogamento e acidentes no mar, pois o número de pessoas nas praias durante o período aumenta consideravelmente. Para deixar a orla mais guarnecida, o Grupamento de Bombeiros Marítimo – GBMar, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, contratam anualmente, Guarda Vidas temporários, os chamados GVT’s. Este ano, além dos 50 já obtidos por meio desse convênio, o Governo do estado viabilizou a contratação de mais 22 pessoas para compor o efetivo temporário, que passa a ser de 72.
Os candidatos que serão contratados pelo governo estadual participaram de uma formação que se iniciou na última semana de outubro e foi concluída, com a cerimônia de formatura nesta sexta-feira, 14.
“Foi uma formação de três semanas, com matérias como salvamento aquático, tratamento de afogados, educação física e resgate. Hoje, se formaram 22 candidatos que começarão a trabalhar de Guarda-Vidas em nossas praias de Ubatuba a partir de segunda-feira, 17, e permanecerão até 26 de março do próximo ano”, explicou a comandante do GBmar de Ubatuba, tenente Paloma Prado.
Investimento em segurança
Além da contratação estadual por quatro meses, Ubatuba é a primeira cidade entre os 14 municípios do litoral paulista a adotar o modelo de contratação com duração de até 10 meses — um avanço em relação aos contratos anteriores de apenas três meses. O novo formato prevê um vínculo inicial de 150 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 150 dias, conforme a necessidade operacional.
A prefeita Flávia Pascoal celebrou o avanço no tempo de contratação pelo município e garantiu o constante investimento da gestão com a segurança nas praias. “Nós vamos chegar aos doze meses. Ubatuba não é mais só temporada de verão. É o ano inteiro. Recebemos pessoas do Brasil e do mundo, e temos o dever de cuidar — primeiro dos moradores, mas também dos turistas”, pontuou.


