NOTÍCIAS

Secretaria da Mulher realiza a quarta edição mensal do “Mercado Solidário” com entrega de alimentos não perecíveis e produtos de hortifrúti



7 de novembro de 2025

17:40

Por: Evelyn Azevedo

 
 
   

Fotos: Nathália Rodrigues – Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher (Semul) e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou a quarta edição mensal do programa “Mercado Solidário”, nesta sexta-feira (7), com a entrega de alimentos não perecíveis e também produtos de hortifrúti para cerca de 200 famílias em vulnerabilidade social atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A iniciativa é realizada toda primeira sexta-feira do mês.

Foram oferecidos itens básicos para o cotidiano das famílias, incluindo, desde produtos alimentícios até itens de higiene pessoal e de limpeza para a casa. A ideia é que os próprios moradores possam escolher os itens, podendo levar para casa, sem custo algum, os produtos que mais agradam e atendam às necessidades de suas famílias, como arroz, feijão, macarrão, sabonete, creme dental, entre outros.

Durante a ação, o Sine Móvel, unidade itinerante do Sine Municipal de Sorocaba, ligado à Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), atendeu o público interessado em buscar oportunidades no mercado de trabalho. Outro serviço que esteve disponível, no local, foi o Ônibus Rosa, da Secretaria da Saúde (SES), com serviços voltados à saúde da mulher. Além disso, a equipe da Semul divulgou o programa de capacitação “Elas na Construção”, na oferta de cursos de eletricista e pintura imobiliária.

“A Secretaria reconhece as dificuldades que muitas famílias enfrentam para garantir o básico dentro de seus lares. Com a iniciativa nós garantimos que necessidades básicas sejam supridas, colaborando para o bem-estar de toda a família. Além desse apoio, nós também aproveitamos o momento para divulgar outros serviços, como o acesso à vagas de emprego e capacitação profissional”, ressaltou a secretária da Mulher, Rosangela Perecini.

Moradora do bairro Nova Sorocaba, Beatriz Nunes dos Santos, de 28 anos, já participou de edições anteriores e, desta vez, aproveitou a disposição do bazar, com diversas roupas, e pegou peças para os dois filhos e o marido. “O mercado ajuda bastante, é um escape pra nós, até porque meu marido está desempregado. Além do arroz, feijão e do óleo, que vão ajudar muito, também peguei roupas para as crianças”, disse.

A próxima inscrição para as mulheres que queiram participar será a partir do dia 20 de novembro, sendo que a data prevista para o próximo Mercado Solidário é o dia 5 de dezembro. Para participar, basta se inscrever pelo link: https://agenda-eventos.sorocaba.sp.gov.br/mercado-solidario-mulher/. Podem participar moradoras de Sorocaba que possuam o Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal.

A Secretaria da Mulher está localizada na Avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 99772-6431 ou pelo e-mail: [email protected].