NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba inaugura Base Comunitária da GCM em Brigadeiro Tobias – Agência de Notícias



7 de novembro de 2025

12:49

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

 
 
   

Fotos: GCM

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), inaugurou nova Base Comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM). A unidade, desde esta sexta-feira (7), opera junto ao prédio da Casa do Cidadão Zeladoria de Brigadeiro Tobias, na Av. Bandeirantes, 4.155. O funcionamento é 24 horas.

“Ganha a cidade de Sorocaba, ganha a população de Brigadeiro Tobias. Quanto mais próximo a polícia está da população, melhor é sensação de segurança para o cidadão, e em um bairro que tem recebido nos últimos anos muitas melhorias da Administração Municipal”, destacou o prefeito Fernando Martins da Costa Neto, durante solenidade na nova base da GCM, pouco antes do descerramento da placa inaugural.

A criação dessa Base Comunitária faz parte da proposta de descentralização dos serviços da GCM, que tem sido implementada para aumentar a sensação de segurança por parte da população. A ação vislumbra ainda melhorar a logística de acionamento de equipes para atender a chamadas, proporcionando mais agilidade, economia e eficiência nos trabalhos.

“Brigadeiro Tobias foi escolhido por questão estratégica, por ser um bairro distante da região central de Sorocaba. Os mesmos GCMs vão atuar nessa região, de modo a criar vínculos e maior proximidade com a população local. Isso é fundamental em temos de eficiência da segurança urbana. Os trabalhos aqui na base já começaram”, complementou o secretário da Sesu, João Alberto Corrê Maia.

O efetivo da base da GCM em Brigadeiro Tobias será composto por quatro equipes, para atuar em escala de revezamento. No momento, cada equipe tem dois GCMs e uma viatura, efetivo que passará em breve para quatro guardas e uma viatura.

“Ao todos são oito guardas e depois 16, que se revezam. A proposta é, a cada turno, ter GCMs em atendimento fixo na base, assim como também em patrulhamento preventivo e atendimento de ocorrências em Brigadeiro Tobias e bairros adjacentes”, apontou o comandante-geral da GCM de Sorocaba, Davi Dutra.

A base da GCM em Brigadeiro Tobias também servirá como local de apoio para as equipes do programa HumanizAção, que presta serviço social 24 horas na cidade, às pessoas em situação de rua ou em dependência química, e conta com o apoio da GCM.

Atualmente, a GCM conta com sua sede no Jardim Ana Maria (Zona Norte), além de uma base no bairro Wanel Ville (Zona Oeste) e outra no Parque dos Espanhóis (Zona Leste). Uma nova está em construção em Aparecidinha ((https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-de-sorocaba-inicia-obras-de-base-da-gcm-em-aparecidinha/) e estão previstas outras: no Éden, Parque São Bento e Parque das Águas.

A efetivação desse plano de descentralização dos serviços da GCM é possível graças à ampliação do efetivo da Corporação, uma vez que 97 guardas foram integrados em agosto passado e outros 50 estão em treinamento e se formam em dezembro, estando aptos a atuar na cidade.  Também até o fim do ano, a previsão é que mais 100 sejam chamados para iniciar a capacitação profissional e outros 50 em 2026, todos aprovados em concurso público, iniciativa que não ocorria desde 2011.

Em toda a cidade de Sorocaba, a GCM mantém equipes atuantes 24 horas, realizando o patrulhamento preventivo nos espaços e próprios públicos, com vistas à segurança do patrimônio e, principalmente, da população, seguindo o que preceitua a Constituição Federal e a Lei Federal 13.022/14. A população pode colaborar com a atuação da GCM, sendo que as denúncias são recebidas pelo telefone 153.

Ainda participaram da solenidade de inauguração da nova base da GCM, os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Darwin José de Almeida Rosa (serviços Públicos e Obras – Serpo), Evandro Bueno (gabinete Central e Ouvidoria-Geral do Município) e Lucas Pedrozo (Comunicação –Secom), além do comandante operacional da GCM de Sorocaba, Leandro Oliveira; os vereadores Fábio Simoa e Caio Oliveira; a capitão PM Jenifer Djenpher, do 7º Batalhão da Polícia Militar, e a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Leste de Sorocaba, Vera Helena de Morais.