ENTRETENIMENTO

com comando de Falcão, Jaraguá foi bicampeão da LNF contra o Joinville em 2007 – LNF

Jaraguá x Joinville é a maior rivalidade do futsal catarinense, tanto por títulos, quanto por entrega em quadra. Na próxima segunda-feira, as equipes se enfrentam pelas quartas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF), e o ge relembra a única decisão que eles travaram na competição.

Em 2007, o Jaraguá estava na terceira final consecutiva (foi campeão pela primeira vez contra o Atlântico em 2005 e vice para o Carlos Barbosa em 2006), mas era a primeira decisão de LNF para o Joinville.

 
 
   
Falcão, do Jaraguá, com o título da Liga Nacional de Futsal em 2007 | Foto: Reprodução Sportv

Liga Nacional de Futsal 2007

Vinte clubes disputaram a primeira fase da Liga Nacional de Futsal em 2007. O Jaraguá foi o segundo colocado, com 43 pontos, um a menos que o líder Ulbra, e o Joinville ficou em sexto lugar, com 32 pontos.

Os 12 primeiros clubes se classificavam à segunda fase, contudo, a Unisul, 12°, e o Atlântico, 13° colocado, empataram em pontos. Dessa forma, foi realizado um playoff para ver quem seria o último classificado. A equipe gaúcha venceu a catarinense por 3 a 2 e avançou. Os classificados foram divididos em dois grupos com seis clubes cada. Os dois melhores avançavam à semifinal.

Grupo A (em ordem da colocação final): Ulbra, Orlândia, Atlântico, São Caetano, Teresópolis e Minas.
Grupo B (em ordem da colocação final): Jaraguá, Joinville, Caxias, Umuarama, Carlos Barbosa e Horizontina.

Nas semifinais, o Joinville eliminou o favorito Ulbra após vencer o primeiro jogo por 2 a 1 e empatar a segunda partida por 1 a 1.

O Jaraguá teve tarefa mais difícil contra o Orlândia. Perdeu o primeiro jogo por 5 a 3, mas venceu a volta da semi por 4 a 2 no tempo normal e levou a partida para as penalidades, onde se classificou com o triunfo por 4 a 1.

O primeiro jogo da decisão entre os catarinenses aconteceu no Cau Hansen, em Joinville, mas foi um atropelo do Jaraguá, comandado pelo histórico técnico Fernando Feretti.

Ao fim do primeiro tempo, o Aurinegro já vencia por 4 a 1, com gols do goleiro Tiago, Ari (duas vezes) e Chico. Junai diminuiu para o JEC faltando cinco segundos para o intervalo.

No segundo tempo, Lenísio e Falcão aumentaram o placar e concretizaram a goleada em 6 a 1 para o Jaraguá na primeira parte da decisão.

A goleada na ida deu ao Jaraguá a vantagem do empate em casa, porém, um time com Falcão, Lenísio, Chico, Tiago e companhia não jogaria com o regulamento embaixo do braço.

Com um minuto, o Aurinegro já estava na frente, após William abrir o marcador. Em uma falha defensiva do Joinville, Ari ampliou faltando 10 segundos para o intervalo. Logo no início da etapa final, Simi acertou um belo chute, no ângulo, diminuindo e dando esperanças ao Joinville.
Porém, pouco mais de dois minutos depois, Lenísio voltou a dar uma vantagem de dois gols para o Jaraguá após passe de Falcão em cobrança de falta.

O JEC teve que ir para o tudo ou nada e conseguiu diminuir novamente, agora com Mithyuê, faltando nove minutos para o fim do jogo. Só que, três minutos depois, Ari marcou novamente após receber um passe de Xande em cobrança de escanteio.

Faltando um minuto e meio e com o Joinville no goleiro-linha, Falcão olhou para um lado e tocou para o outro, onde Jean ampliou para 5 a 2, encaminhando o bicampeonato do Jaraguá. Com 25 segundos no cronômetro, Frede fez grande jogada, driblando Leco e Tiago, e descontou para o Joinville, mas não dava mais tempo para a reação e o placar fechou em 5 a 3.

Melhores de 2007
O Jaraguá dominou a seleção da Liga Nacional de Futsal em 2007, com Tiago (goleiro), Chico (fixo), Falcão (ala), Lenísio (pivô) e Fernando Ferretti (técnico).

O único que não era aurinegro na seleção foi Mithyuê, ala do Joinville. Que também recebeu o prêmio de “Revelação” do campeonato. A premiação de melhor jogador do campeonato foi para Falcão, que na época era o atual melhor do mundo pela Fifa, pela segunda vez. E o artilheiro da LNF 2007 foi o ala/pivô William, do Jaraguá, com 31 gols marcados.

Leco, Lenísio e Falcão comemorando o gol de Lenísio na final Jaraguá x Joinville, da Liga Nacional de Futsal em 2007 | Foto: Reprodução Sportv

Títulos de LNF
Após 2007, o Jaraguá participou de mais três finais consecutivas, conquistando dois títulos, contra Ulbra em 2008 e Copagril em 2010. Em 2009 foi vice para o Carlos Barbosa.

O Aurinegro ficou na seca de finais e títulos da Liga Nacional de Futsal até 2024, quando venceu o Praia Clube nas penalidades. No total, o Jaraguá tem cinco títulos e é o maior campeão da LNF, junto do Carlos Barbosa.

Do outro lado, o Joinville conquistou a LNF somente uma vez em quatro finais, em 2017, contra o Assoeva. Além do vice para o Jaraguá, o JEC também bateu na trave contra o Orlândia (2012) e Atlântico (2023).

Foto do título do Jaraguá na Liga Nacional de Futsal em 2007 — | Foto: Divulgação Jaraguá

Reencontro em mata-mata da LNF
Na segunda-feira, às 20h (de Brasília), no Centreventos Cau Hansen, os catarinenses voltam a se enfrentar em um mata-mata da LNF. A decisão pelas quartas será no domingo, dia 9, às 16h, na Arena Jaraguá. Quem avançar, pega o vencedor de Atlântico x Cascavel na semifinal.