ENTRETENIMENTO

‘Meu objetivo é me tornar a melhor jogadora do mundo’ – LNF

Maral Torkaman veste a 10 do Irã | Foto: ACF

“Se você quer ser o melhor, você tem que vencer os melhores.”

Foi o lema que Tom Brady atribuiu ao chegar ao topo da NFL. É o mesmo que Maral Torkaman, de 22 anos, está levando para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA, enquanto almeja um dia chegar ao topo do seu esporte.

 
 
   

A seleção do Irã nas Filipinas 2025 chega com uma sequência incrível de 33 vitórias. Enfrentar o Brasil e Amandinha é, no entanto, um desafio que mais empolga do que alarma Torkaman, como a FIFA descobriu.

Seleção do Irã estará na Copa | Foto: ACF

FIFA: Quando criança, você tinha orgulho de que seu irmão era um jogador de futebol profissional e quais são suas memórias favoritas da carreira de Mehdi?

Maral Torkaman: Estou muito feliz por ter crescido em uma família de esportistas e por ter podido ver meu irmão jogar de perto e se interessar por futebol desde pequeno. A melhor lembrança que tenho da carreira do meu irmão é que ele conseguiu se tornar um dos melhores jogadores da Liga dos Campeões da Ásia. Eu tinha muito orgulho dele.

O Irã havia perdido nas semifinais e tinha uma última chance. Você pode nos contar como foi sua emoção ao derrotar a China e se classificar para a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA?

Só tínhamos um último caminho até a Copa do Mundo: vencer a China, país-sede. Jogar diante de todos aqueles espectadores foi muito divertido para mim. Realmente senti que vencer a China quase tirou toda a pressão que eu estava sentindo. Fiquei feliz por poder ir à Copa do Mundo e participar dessa jornada.

Você jogou brilhantemente e terminou como artilheira. O quanto você ficou satisfeita com suas atuações?

Foi uma grande conquista para mim poder ganhar tal prêmio na minha primeira aparição, e foi uma sensação muito boa poder completar parte dos meus esforços com a ajuda dos meus companheiros de equipe e ser nomeado o artilheiro do torneio.

irã vai ter grupo forte pela frente | Foto: ACF

O Irã caiu em um grupo muito difícil. Você ficou um pouco decepcionada por enfrentar o melhor time do mundo no Brasil, ou realmente animada por ter a oportunidade de jogar contra eles?

Não, não fiquei nem um pouco decepcionada. Estou muito feliz e motivada por poder jogar contra uma equipe tão forte e mostrar a elas as habilidades das meninas iranianas. Além disso, todas as meninas admiram o jogo da Amandinha, e eu sou uma delas. Estou feliz por ter a chance de competir contra ela.

Apenas duas posições separam a Itália e a Irlanda do Norte no Ranking Mundial Feminino de Futsal da FIFA. Que tipo de jogo você espera contra a Itália?

Como nosso último jogo será contra a Itália, já há a promessa de um jogo muito bonito e difícil para ambas as equipes. A Itália é uma das potências mundiais do futsal no momento. O objetivo do Irã é avançar no nosso grupo.

Farzaneh Tavasoli é a goelira do Irã | Foto: ACF

Farzaneh Tavasoli foi indicada ao prêmio de Melhor Goleira Feminina nos últimos três anos. O que você acha de Farzaneh como goleira?

Na minha opinião, Farzaneh é uma das melhores goleiras do mundo atualmente. Ela merece todos os títulos que conquistou. Nós, suas companheiras de equipe, admiramos o trabalho que ela faz como capitã.

Sara Shirbeigi recebe elogios da companheira | Foto: ACF

O que você acha de Sara Shirbeigi como jogadora?

Sara é uma daquelas jogadoras para quem marcar gols é fácil. Eu gostaria de um dia me tornar uma artilheira tão boa quanto Sara.

Em um nível pessoal, quão animada você está para jogar a primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA?

Acho que o sonho de todo atleta é jogar uma Copa do Mundo. Estou vivendo meu sonho nesta idade, aos 22 anos, e estou realmente feliz, do fundo do meu coração, por ser um pequeno membro da grande seleção iraniana.

Você é uma das melhores jovens do mundo. Quão bom Maral Torkaman pode se tornar?

Estou muito feliz por ser chamada de jovem talentosa, e meu objetivo é um dia ser a melhor jogadora do mundo. Fiquem tranquilas, jogarei com todo o meu coração pela seleção, porque nosso objetivo é muito bonito. Quero me tornar uma jogadora que um dia faça os outros dizerem: “Quero ser como a Maral”.

Iranianas comemoram a classificação para a Copa | Foto: ACF