A Seleção Feminina iniciou nesta semana, em Lages (SC), sua preparação para a primeira Copa do Mundo FIFA da modalidade, que será disputada em novembro, nas Filipinas. Este período de treinos marca uma etapa fundamental no ciclo de desenvolvimento da equipe.
Avaliações Médicas e Físicas: Garantindo a Saúde e o Condicionamento
Na segunda-feira (21), o elenco passou por uma bateria completa de avaliações médicas e físicas, incluindo exames de sangue, bioimpedância, espirometria, ecocardiograma, eletrocardiograma de repouso e ergoespirometria. As atividades fazem parte do protocolo da comissão técnica para garantir o monitoramento integral da saúde e do condicionamento das atletas.
A médica da Seleção, Dra. Yhasmin, ressaltou a importância desse momento de avaliação:
“Realizar os exames no início da preparação é fundamental para conhecermos o ponto de partida fisiológico e cardiológico de cada atleta. Para aumentar a carga de treino, precisamos garantir que o coração, os pulmões, os músculos e o metabolismo estão prontos para responder à intensidade que o futsal e a preparação para a Copa do Mundo exigem. Além disso, ter uma base inicial é importante para podermos comparar as respostas ao longo das semanas de treinamento, identificar precocemente sinais de sobrecarga e ajustar o volume e a intensidade dos treinos com segurança. Tudo isso é parte de um trabalho completo de prevenção, individualização e melhoria de performance.”
Fisioterapia: Prevenção e Recuperação
A fisioterapia desempenha um papel fundamental desde a fase de pré-convocação até a recuperação pós-treino das jogadoras da Seleção Brasileira. Atualmente, o setor é liderado pelos fisioterapeutas Renato Moterani e Sinara Busatto.
Renato Moterani, fisioterapeuta da Seleção, destacou que, embora tenha acompanhado as atletas à distância, a partir deste momento a equipe se concentrou em sanar as queixas das atletas e minimizar as chances de dores e lesões ao longo do período de treinos:
“A CBF montou uma logística com equipamentos para trabalhos de prevenção, manutenção e reabilitação das atletas, para que elas possam se desempenhar ao máximo durante toda a preparação.”
Sinara Busatto, também fisioterapeuta da equipe, enfatizou a importância das condições físicas das atletas:
“Quanto melhores forem as condições físicas das atletas quando elas se apresentam para os treinamentos, menores serão as compensações. As compensações, dores musculares e/ou articulares, assim como a fadiga, são fatores bem presentes, principalmente no início da preparação. Por mais que todo o planejamento de cargas e monitoramento pré-convocação tenha como objetivo minimizar esses fatores, quando não controlados, eles podem interferir na performance da atleta e gerar risco de lesão. Nosso foco na fisioterapia nesse período é minimizar esses danos inerentes ao treinamento e otimizar as funções que, por dor ou fadiga, podem estar alteradas.”
Acompanhamento Fisiológico: Garantindo Aptidão para a Prática Esportiva
O acompanhamento fisiológico é realizado por Caio Lucas. O objetivo principal dos testes físicos e clínicos é garantir que as atletas estejam aptas para a prática esportiva:
“Sabemos o nível de exigência que o esporte de alto rendimento demanda. Precisamos ter certeza de que todas estão saudáveis para iniciarmos com segurança o processo de preparação. Além disso, com os resultados, podemos identificar os níveis físicos em que as atletas se encontram e periodizar os treinamentos em quadra e na academia, pensando em elevar os níveis de performance e diminuir os riscos de lesões.”
Preparação Física: A Base para o Desempenho Máximo
A preparação física é comandada por Paka Marques, que destaca a importância de todas as áreas do treinamento para alcançar a excelência no desempenho das atletas:
“As avaliações são fundamentais no nosso processo. Elas nos mostram onde cada atleta está e o que precisa ser ajustado. A partir dos testes físicos, dados de GPS e avaliações fisiológicas, conseguimos planejar as cargas com precisão, definir zonas de trabalho e monitorar a resposta de cada atleta ao treino. Esses dados são cruzados com indicadores diários, como percepção de esforço (PSE) e bem-estar, permitindo ajustar o plano de forma dinâmica, mantendo o equilíbrio entre rendimento e recuperação.”
Início dos Treinos com Bola: Ajustes Técnicos e Táticos
Na terça-feira (22), a equipe deu início aos treinos com bola. A atividade marcou o primeiro contato da comissão técnica com o grupo em quadra e o começo dos trabalhos técnicos e táticos. O treinador Wilson Saboia falou sobre o momento e destacou a importância de iniciar o trabalho com intensidade e foco:
“Hoje fizemos um trabalho de readaptação das atletas. Sabemos que cada uma tem uma realidade diferente no clube. Elas precisam entender a forma como a Seleção Brasileira joga, tanto com a bola, quanto sem a bola. Esta é uma fase muito importante, pois elas vão absorver esse conteúdo e, ao mesmo tempo, trabalhar o seu desempenho individual, buscando equilibrar a equipe, para que possamos ser coesos tanto no ataque quanto na defesa.”
Capitã Taty: O Sonho da Primeira Copa do Mundo
A capitã Taty compartilhou sua emoção por estar vivendo este momento histórico:
“Estou muito feliz e sou muito grata a Deus por ter a oportunidade de disputar o primeiro Mundial da minha carreira. É o sonho de cada atleta, de várias gerações que já passaram, e das que ainda virão. Agora é o nosso momento, e estou muito feliz de poder compartilhar esses dias com esse grupo. Vamos fazer uma ótima competição!”
Amistosos Internacionais: Preparação para o Desafio Mundial
Como parte da preparação, a Seleção Brasileira Feminina enfrentará a Nova Zelândia em dois amistosos internacionais. O primeiro será neste sábado (25), às 20h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela NSports. O segundo duelo acontecerá na segunda-feira (27), também às 20h30, com exibição pela NSports e Sportv.
Taty, capitã da equipe, durante treino em Lages (SC)
A Seleção ficará em Lages até o dia 2 de novembro. Na data mencionada, a delegação desembarca na Granja Comary, onde permanecerá até o dia 7 de novembro.
No dia 8 de novembro, a equipe viajará para a Tailândia, com chegada prevista para o dia 9 de novembro. A partir de então, a Seleção disputará os seguintes amistosos:
11 de novembro: amistoso contra a Nova Zelândia;
13 de novembro: amistoso contra a China PR;
15 de novembro: amistoso novamente contra a Tailândia.
No dia 19 de novembro, a delegação seguirá para as Filipinas, onde dará sequência à sua preparação para a Copa do Mundo FIFA.

