• Porto Alegre | RS
Agora só restam oito. Terminou neste sábado (18) a fase de oitavas de final da Série B do Gauchão de futsal, a segunda divisão masculina adulta da Liga Gaúcha de Futsal (LGF). Oito equipes garantiram vaga nas quartas de final e continuam sonhando com o acesso à elite do Rio Grande do Sul em 2026.
Entre elas, o Vélez Camaquã. A equipe, que também disputa a Liga Nacional de Futsal, venceu o FX Futsal, de Fontoura Xavier, por 4 a 0, no Ginásio Wadislau Niemxeski, em Camaquã. Xitão, Gui Santos, Gui Falcão e Índio marcaram os gols do Vélez que já havia vencido o jogo de ida, fora de casa, por 5 a 2.
Demais resultados da Série B
Asaf 6×5 Asserc (Bagé), em Campos Borges. Asaf classificada com duas vitórias (4×0 na ida).
Tapejara 6×0 Santa Cruz, em Tapejara. Time da Região Norte classificado com duas vitórias (4×2 na ida).
Giruá 7×2 São José (São José do Inhacorá), em Giruá. Equipe do Noroeste garantida com duas vitórias (7×4 na ida).
Atlec 5×0 União Parobé, em Três Passos. Atlec passou após empate na ida (2×2).
Nadas Branco 3×1 AGSL (São Luiz Gonzaga), em Rio Pardo. Donos da casa venceram por 2×0 no tempo normal e houve empate em 1×1 na prorrogação. Nos pênaltis, o Nadas ganhou por 5×3.
Soberano 0x0 União Castilhense (Veranópolis), em Sarandi. Confronto mais equilibrado com empates em 0x0 no tempo normal e na prorrogação. Nos pênaltis, o goleiro Bulinho, do Soberano, brilhou e pegou duas cobranças. Final: 4×3 para o time de Sarandi.
Ibira 3×1 David Futsal (David Canabarro), em Ibiraiaras. Passou o Ibira com duas vitórias (4×2 na ida).
Quartas de final
Pelo regulamento da Liga Gaúcha de Futsal (LGF), os confrontos das quartas são definidos pelo percentual de aproveitamento dos times classificados, somando-se os pontos da primeira fase e das oitavas.
Isto porque os times do Grupo A fizeram 18 jogos na primeira fase enquanto os do Grupo B jogaram 16 partidas.
Aproveitamento Percentual
Times classificados
1º – Atlec – 83,3%
2º – Vélez Camaquã – 77%
3º – Asaf – 68,5%
4º – Ibira – 66,6%
5º – Giruá Futsal – 64,5%
6º – Tapejara – 61,1%
7º – Soberano – 59,2%
8º – Nadas Branco – 41,6%
Confrontos
Atlec x Nadas Branco
Vélez Camaquã x Soberano
Asaf x Tapejara
Ibira x Giruá
Os times da esquerda decidem em casa.
Série C
Também neste sábado (18), começou a fase final da Conferência Oeste na Série C, a terceira divisão da LGF. Em Rodeio Bonito, Rodeio Futsal e União Tresmaiense empataram em 2 a 2. O jogo de volta será dia 1º de novembro, em Três de Maio.
Na Conferência Leste, a final entre Peñarol e Associação Sobradinho só começa a ser disputada no dia 24 de outubro, em Guaíba.