NOTÍCIAS

Médicos da Rede Municipal de Saúde fortalecem o cuidado integral e humanizado à população

Atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, promovendo, de maneira humanizada, a saúde e o bem-estar individual e coletivo. Esse é o papel do médico, profissional celebrado neste dia 18 de outubro e que tem função essencial na prestação do cuidado integral e contínuo ofertado pelos serviços que compõem a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa.

Na Capital, os médicos estão presentes em diversos níveis de atenção, desde a Básica, com acompanhamento aos usuários das Unidades de Saúde da Família (USF), passando pelos atendimentos nas policlínicas e centros especializados até a assistência hospitalar e na Rede de Urgência e Emergência.

 
 
   

“O médico tem um papel essencial na consolidação do SUS como um sistema público, universal e resolutivo. Mais do que prescrever tratamentos, ele é agente de cuidado, escuta e construção de vínculos com a população. Seja na Atenção Primária, nas emergências ou na Alta Complexidade, o olhar atento e comprometido do profissional médico faz diferença real na vida das pessoas. E é esse compromisso diário, com ética, responsabilidade e humanidade, que fortalece a saúde pública e aproxima os serviços da nossa população”, destaca o secretário de Saúde de Capital, e médico, Luis Ferreira.

Na Atenção Primária, o médico de saúde da família realiza consultas, orientações, participa de grupos educativos com os usuários, auxilia na coordenação do cuidado, que envolve a relação com toda uma rede de atenção e com outros profissionais na busca pelo melhor cuidado e na melhor experiência para o usuário. Além de atuar nas Unidades de Saúde da Família (USF), os profissionais também compõem as equipes do Consultório na Rua, que prestam assistência às pessoas em situação de rua.

Para a médica da Rede Municipal de Saúde, Kattiane Santiago, ser médica é algo além da escolha do curso. “Antes do curso de Medicina eu fiz Nutrição, mas eu sentia que precisava ir além com meus pacientes e foi na Medicina que me encontrei, na verdade costumo dizer que a Medicina que me escolheu. Poder cuidar do outro, me dedicar, acompanhar para que aquela pessoa viva bem é incrível e tudo o que isso gera, a empatia, a relação com o paciente faz toda a diferença. Atuar na ‘saúde da família’ também é bem especial, já que aqui conseguimos acompanhar desde as crianças até os idosos de uma só família.  São oito anos atendendo nessa especialidade e me sinto muito bem”, relata a profissional da USF Integrada Altiplano I e II.

A dedicação da profissional é reconhecida pela população. Irlane Lins é usuária da unidade e elogia a atuação da médica. “Ela vai além do cuidado médico e a gente sente a preocupação verdadeira que ela tem com a gente. Sou muita grata por ter em nossa unidade uma profissional tão boa e humana”, comenta a empregada doméstica.

Além dos médicos que atuam nas USFs, a Rede Municipal de Saúde também conta a atuação desses profissionais nos seis hospitais municipais, nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nas seis Policlínicas Municipais, além dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência para as Pessoas com Deficiência e outros serviços de Atenção Especializada.

Na Rede de Saúde de João Pessoa atuam médicos intensivistas, cirurgiões, cardiologistas, neurologistas, ortopedistas, reumatologistas, dermatologistas, endocrinologistas, ginecologistas, geriatras, pediatras, psiquiatras entre outros especialistas.