Com trabalho voltado ao bem-estar dos cidadãos de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado reconhece a importância e atuação do Poder Judiciário. Com discussões que envolvem segurança jurídica e desenvolvimento, o governador Eduardo Riedel participou nesta quinta-feira (16) do Congresso Estadual da Magistratura Sul-mato-grossense, com a presença do presidente do TJMS, o presidente do TJMS, desembargador Dorival Renato Pavan.
No evento realizado em Bonito – organizado pelo TJMS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul), por meio da Ejud-MS (Escola Judicial), em parceria com a Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), Riedel apresentou um panorama da situação econômica e social de MS.
“Segurança jurídica é a base, esteio de prosperidade, de uma sociedade desenvolvida e em transformação. O Judiciário reafirma esse compromisso. É importante a diretriz do Tribunal de Justiça em investir na primeira instância, em entender e compreender as transformações em curso, do nível tecnológico, um arcabouço legislativo complexo que nós temos no Brasil, como fazer essa discussão”, disse Riedel.
Prefeitura lança chamamento público para parceria com OSCIPs no Programa “Sonho Seguro” – CGNotícias
Com discussões voltadas a atuação da magistratura, o evento tem como objetivo auxiliar a reflexão sobre os novos paradigmas da magistratura brasileira, diante dos desafios contemporâneos e das transformações institucionais em curso no sistema de justiça.
“O Judiciário sul-mato-grossense tem discussões modernas, atuais, de transformação, no mesmo sentido em que o Estado caminha, com nível de transformação muito alto. O Judiciário se mantém antenado a todas essas mudanças que estão ocorrendo para acompanhar um movimento e poder oferecer à sociedade esse respaldo que é tão importante para o desenvolvimento e transformação”, afirmou Riedel.
Na abertura, realizada ontem (15), o secretário Jaime Verruck (Semadesc) concedeu uma palestra que abordou ações de desenvolvimento e perspectivas de Mato Grosso do Sul. A programação contempla temas técnicos, com apresentações sobre inovação e consensualidade, pela procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali, além de judicialização da saúde suplementar, inteligência artificial, o papel do CNJ e as novas perspectivas para o Poder Judiciário.
O envolvimento do Estado em projetos do TJMS também foi lembrado durante o evento, como o “Revitalizando a Educação com Liberdade”, criado há mais de 10 anos pelo TJMS por meio da 2ª Vara de Execução Penal da Capital. O projeto já revitalizou 16 escolas estaduais a baixo custo, gerando economia superior a R$ 12 milhões aos cofres públicos.
III Symposium One Health destaca avanços na abordagem da Saúde Única e integração entre setores
O projeto promove ressocialização, qualificação profissional e remissão de pena aos reeducandos, além de beneficiar a comunidade escolar.
Também está vigente o acordo de cooperação para proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. Com validade de cinco anos – desde março deste ano –, o acordo prevê ações conjuntas de prevenção e repressão, capacitação técnica, monitoramento de resultados e definição de metas.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Saul Schramm/Secom