NOTÍCIAS

Cícero Lucena abre 2º curso de formação da Guarda Civil Metropolitana e destaca investimentos na segurança pública de João Pessoa

O prefeito Cícero Lucena reafirmou, nesta segunda-feira (13), o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da segurança pública em João Pessoa. Durante a abertura do segundo curso de formação da Guarda Civil Metropolitana, o gestor destacou a importância da realização do concurso público para 200 guardas que estão sendo chamados, além de investimentos contínuos em qualificação, tecnologia e integração entre os diferentes níveis de governo e instituições.

A solenidade aconteceu no auditório da Uniesp, em Cabedelo, onde Cícero saudou os novos guardas e disse que eles estão sendo preparados para servirem a população com uso dos melhores equipamentos já colocados em práticas na história da corporação. A Prefeitura investiu, desde 2021, na aquisição de armamento, uma moderna central de monitoramento por câmeras, 55 viaturas novas, entre outras ações, a exemplo do modelo de Cidades Inteligentes, que está em curso.

 
 
   

“Eu sou um defensor e prático o que prego, diferentemente de quem apenas discursa. Minha atuação em prol da segurança pública se manifesta na busca pela melhoria da Guarda Civil de João Pessoa, através da aquisição de equipamentos, da qualificação profissional e da contratação de novos agentes capacitados”, iniciou Cícero Lucena, que destacou que o Município tem assumido papel ativo na promoção da segurança, mesmo em áreas tradicionalmente vinculadas aos governos estadual e federal. Ele defendeu a necessidade de um modelo de financiamento para a Segurança Pública, nos moldes do que já existe em áreas como Saúde e Educação.

O curso de formação, que terá duração aproximada de três meses, incluirá disciplinas como direitos humanos, técnicas de abordagem, policiamento preventivo e policiamento comunitário. Os candidatos aprovados no último curso serão encaminhados à administração pública, que publicará um edital de convocação. Os aprovados terão 30 dias para tomar posse. Após a posse, os novos servidores iniciarão suas atividades e receberão os equipamentos necessários.

“É um novo momento que a guarda vive em João Pessoa, dotada de equipamentos de tecnologia, onde os agentes de segurança têm orgulho de trabalhar e servir. E um curso de formação que coroa também um momento importante na vida dessas pessoas, que estão entrando para porta da frente, após estudares e serem aprovados no concurso público realizado por esta gestão”,’afirmou o vice-prefeito Leo Bezerra, durante a solenidade, que também contou com representantes da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Câmara Municipal.

O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Dudu Soares, disse que João Pessoa se tornou referência em segurança pública, onde a corporação garante a segurança do patrimônio e da população de forma humanizada. “A segurança pública é uma das principais pautas políticas em discussão no Brasil e no mundo. Que todos iniciem sua carreira na Guarda Municipal com dedicação, valorizando essa profissão e contribuindo para o fortalecimento da instituição”, afirmou o secretário.