O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba realizou, nos últimos dias, uma força-tarefa para instalação das aduelas de concreto, necessárias para as obras de substituição da terceira travessia sobre o córrego no Jardim Mathilde, na Zona Leste da cidade. As intervenções ocorrem na Rua Elza Salvestro Bonilha, no entroncamento com a Avenida Engenheiro Carlos Spanghero.
Durante a última semana, até esta quarta-feira (8), 106 aduelas de concreto armado, cada uma medindo 3,5 metros de largura por 2,5 metros altura e um metro de comprimento, foram instaladas. Cada peça tem peso aproximado de sete toneladas e a colocação delas ocorreu por meio de escavadeira e guindaste hidráulicos, depois de concluída a preparação da base de sustentação.
“Estivemos com equipe e máquinas no local, que efetivaram tanto a remoção da antiga travessia, como o deslocamento e assentamento das aduelas de concreto. Durante esses trabalhos, tivemos ainda equipes envolvidas para adequação das redes de água e esgoto. Ambas tinham tubulações sob a antiga travessia, sendo necessária a readequação para a nova travessia”, destaca o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Glauco Fogaça.
A obra, que tem previsão de entrega até o fim deste ano, ocorre em parceria com a iniciativa privada, por meio de medida mitigadora. Ela é feita simultaneamente à substituição da segunda travessia nessa região, mais especificamente na Rua Marcello Scotto, na confluência igualmente com a Avenida Engenheiro Carlos Spanghero. Ambos os serviços começaram em julho passado.
As ações consistem na troca de tubulações sob a ponte, da mesma forma como foi feito em outra travessia nas imediações, na Rua João Guariglia, entregue em junho de 2023. Trata-se de iniciativa para aumentar a vazão e evitar alagamentos, decorrentes de chuvas intensas e aumento do leito do córrego.
Durante as obras, os trechos permanecem interditados temporariamente ao trânsito de veículos. A recomendação aos motoristas que precisam trafegar nas imediações é utilizar a ponte da Rua João Guariglia.