NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Minas Gerais é um dos três únicos estados brasileiros a dar total visibilidade a emendas parlamentares

O Governo de Minas está entre os mais transparentes do país. A constatação é da ONG Transparência Internacional – Brasil, que divulgou, nessa terça-feira (30/9), a edição 2025 do Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP). O estudo aponta que o Estado ocupa hoje o terceiro lugar no ranking nacional quando o assunto é transparência e integridade, com 89,1 pontos e no nível ótimo, bem acima da média do país, de 69,8 pontos (boa).

A gestão estadual se sobressai em todas as oito dimensões avaliadas pelo índice, com notas também superiores à média nacional. O destaque fica por conta da dimensão Transparência Financeira e Orçamentária.

 
 
   

Enquanto a maioria dos estados apresenta desempenho abaixo do ideal nesse quesito, com média de 66 pontos, Minas Gerais (81 pontos), Acre e Distrito Federal são os únicos que divulgam integralmente informações sobre emendas parlamentares estaduais.

O vice-governador Mateus Simões avalia que o resultado do estudo é mais um reconhecimento do compromisso do Governo de Minas com a promoção da integridade e da transparência.

 








 
 
   
   


Portal de Emendas MG

A falta de transparência sobre emendas parlamentares foi um dos principais problemas identificados pelo ITGP 2025 junto às unidades federativas. Em Minas Gerais, no entanto, o assunto é levado a sério pela gestão estadual.

Desde 2022, o Governo do Estado disponibiliza para o cidadão todas as informações referentes ao processo de execução das emendas parlamentares, bem como a respectiva legislação, no Portal de Emendas MG. A plataforma on-line, gerenciada pela Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais (Segov), é de fácil acesso e os dados são constantemente atualizados.

Para o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, a posição de Minas como referência em transparência e integridade no país é reflexo de uma gestão pública pautada pela seriedade, responsabilidade e compromisso com o povo mineiro.

 








 
 
   
   


ITGP 2025

O Índice de Transparência e Governança Pública analisou mais de cem critérios de transparência e combate à corrupção nas 27 unidades federativas do Brasil. Cada estado recebeu uma nota entre zero e cem. Minas ficou no grupo das seis unidades federativas com nível de transparência ótimo. Outros 14 estados ficaram na faixa bom e sete na regular.

As oito dimensões avaliadas pelo indicador são: Plataformas, Transformação Digital, Dados, Administração e Governança, Legal, Transparência Financeira e Orçamentária, Obras Públicas e Participação Social.