1 de outubro de 2025
13:40
Por: Mariana Campos
Fotos: Michelle Alves/Secom
Com a presença de moradores do bairro, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), em parceria com a empresa Consórcio Sorocaba Ambiental (CNSA), inaugurou, na tarde de terça-feira (30), o Ecoponto na Rua José Sarti, 636, em Brigadeiro Tobias, Zona Leste do município.
Esta é a quinta unidade na cidade. Além de Brigadeiro Tobias, há na Vila Helena, Cajuru, Júlio de Mesquita Filho e Vila Isabel. O objetivo é oferecer serviço gratuito aos cidadãos, para destinação adequada e ambientalmente correta de resíduos e, assim, evitar o descarte irregular em locais públicos na cidade, além de promover a reciclagem desses materiais.
“É uma alegria grande estar aqui com todos vocês para inaugurar o quinto Ecoponto na cidade, que é totalmente estruturado, todo cercado, com controle de acesso, recepção, iluminação em LED, bem diferente do que tínhamos em Sorocaba antigamente”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
Os moradores podem depositar, gratuitamente, no local, até um metro cúbico de entulho de obras, madeiras de construção civil, móveis velhos, recicláveis, resíduos eletrônicos e eletrodomésticos, o que equivale a, aproximadamente, cinco carrinhos de mão. As unidades contam com estruturas em que o cidadão pode depositar os resíduos, de forma organizada e devidamente separada.
Os Ecopontos são espaços cercados, com controle de acesso, recepção, iluminação em LED, paisagismo e câmeras de videomonitoramento. A unidade conta com caçambas para o descarte correto dos resíduos, além de contentores, para a coleta de recicláveis, com previsão de captação de cerca de 5 mil m³ de resíduos, por ano.
A Sema destina, diariamente, todo o material recebido no Ecoponto ao Aterro de Resíduos Inertes. Lá, uma cooperativa faz a devida triagem dos resíduos recebidos para dar o destino ambientalmente correto. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h, exceto feriados.
Além do prefeito Rodrigo Manga e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, a solenidade contou também com a presença dos secretários municipais Antônio Genezzi (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal), Ana Cláudia Martins (Cidadania), Evandro Bueno (Gabinete Central) e João Alberto Correia Maia (Segurança Urbana), além do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra; do vereador Fábio Simoa e do gerente da CNSA, José Francisco Pontes Mazzotti.
O público que conferiu a solenidade teve a oportunidade de participar do Mercado Solidário. A iniciativa, realizada pelo do Fundo Social de Solidariedade, oferece itens básicos para o cotidiano das famílias, sem custo, que atendam às necessidades de cada família e residência.
Outras atividades também foram oferecidas no local. A Secretaria da Saúde (SES) realizou aferição de pressão e exames de glicemia, além de uma exposição, da Divisão de Zoonoses, sobre prevenção e combate às doenças (arboviroses). Já a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal levou uma exposição de animais taxidermizados (“empalhados”), além de réplicas de algumas espécies.