O experiente ala já treina com a equipe e faz sua estreia contra o Rio Claro
Um líder a mais em quadra e um jogador decisivo nos momentos importantes do jogo. Foi com essas características que a diretoria do basquete do Esporte Clube Pinheiros foi buscar no ala José Roberto Nardi Duarte, o Betinho, o jogador que que faltava para compor o jovem elenco do semifinalista do Campeonato Paulista. Betinho reforça o time só no NBB e na Liga Sul-Americana.
Betinho, filho de pai e mãe ex-jogadores de basquete, José Roberto Duarte (Pantera) e Rosangela Nardi, é o nono jogador na história da Liga Nacional de Basquete (NBB) a ultrapassar os 500 pontos. Será a segunda vez que irá defender o Pinheiros. Esteve com a camisa Azul e Preta nas temporadas 19/20 e 20/21. No dia 25 de janeiro de 2020, bateu um recorde pessoal ao marcar 46 pontos na vitória pinheirense sobre Mogi (110 a 106), a quarta maior marca na história do NBB.
Betinho está feliz por estar de volta em uma camisa que se deu muito bem. “Primeiro muito feliz de estar nesse novo projeto. Já estive aqui em duas temporadas e foram muito boas. E fui muito feliz aqui. Me sinto em casa nesse retorno. Agora com um projeto diferente, com muitos meninos e isso me deixa muito empolgado para fazer parte disso”.
Depois comentou em ser agora o veterano da equipe. “Vamos ganhando experiência. Com o passar do tempo vamos mudando o papel em quadra e é tão importante quando entra um menino com a intensidade que hoje talvez eu não tenha. Porém, com a maturidade do jogo que adquiri possa ajudar na evolução desses meninos”.
Betinho sempre foi um cestinha-nato, desde os primeiros passos em Limeira. Hoje, aos 37 anos, se considera um jogador mais completo. “O tempo ajuda você ir se moldando. Agora dou mais assistências, mas sem deixar de lado minha principal característica que é a pontuação”.
O novo ala do Pinheiros teve chance de seguir em vários esportes, mas por influência da mãe e do pai, que foram jogadores de basquete, não teve muitas opções. “Tentei de tudo porque sempre gostei de esportes. Fiz judô e futebol, mas sempre me dei muito bem no basquete porque meu pai jogava e minha mãe cuidava da escolinha em Limeira. E foi naturalmente fui seguindo eles”, completou o ala.
O técnico Gustavo De Conti, que já acompanha os treinamentos, porém só irá assumir definitivamente depois do Campeonato Paulista, gostou da contratação de Betinho. “O Betinho vai agregar tudo que precisamos para o time. A característica dele é de um jogador experiente, talentoso, faz pontos, ajuda nos rebotes, enfim vai trazer uma experiência muito grande para a equipe super jovem. Ele também é um jogador que assume a responsabilidade nos momentos difíceis de um jogo. Foi uma excelente contratação para o Pinheiros”.
Betinho já assinou contrato, fez os exames médicos e iniciou os treinamentos com os novos companheiros. Sua estreia irá acontecer na primeira partida da Liga Nacional, dia 18 de outubro contra o Rio Claro, em Rio Claro. Outra novidade na equipe do Pinheiros é o ala/pivô Cláudio Penha Jr, o CJ Penha, que vem fazendo bons jogos nos playoffs do Paulista.
Além de defender o Pinheiros na Liga Nacional, Betinho também defenderá o Azul e Preto na Liga Sul-Americana, de 27 a 29 de outubro, em Assunção, Paraguai.
Treino leve – Após um dia a derrota para Mogi, os jogadores do Esporte Clube Pinheiros treinaram na tarde desta terça-feira (30), já visando o segundo encontro da série, quinta-feira (2) pela semifinal do Campeonato Paulista, em Mogi das Cruzes. O treino foi leve, mais de arremessos, já que nesta quarta-feira (1) haverá o treino final.
PERFIL DO REFORÇO
Nome – José Roberto Nardi Duarte – Betinho
Data de nascimento – 24/05/1988 (37 anos)
Local – Catanduva-SP
Posição -ala (3)
Altura – 1.95m
Peso – 95 kg
FASE SEMIFINAL
Jogo 1 – EC Pinheiros 57×75 Mogi Basquete
Jogo 2 – 02/10, 20 horas – Hugo Ramos, Mogi
Jogo 3 – 03/10, 20 horas – Hugo Ramos, Mogi*
*Se necessário