19 de setembro de 2025
16:09
Por: Bruno Rodrigues
Fotos: Nathália Sousa (Secom/Sorocaba) e Samu Sorocaba
Os condutores do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) de Sorocaba, participaram nesta semana, nos dias 22, 23, 25 e 26, de um treinamento voltado para direção defensiva. Ao todo, 40 condutores do Samu participaram de encontros teóricos na escola da Guarda Civil Municipal (GCM) e atividades práticas no Aeroporto “Bertram Luiz Leupolz”.
A capacitação foi conduzida pelo GCM William Souza. “A direção defensiva consiste em instruir os condutores, de uma forma geral, a evitar qualquer tipo de acidente que seja possível, que transcorrem devido a uma falta de verificação mecânica, a uma falta de treinamento ou de atenção. Esse encontro visa corrigir essas particularidades”, destaca William.
“Este é um treinamento inédito, que contou com apoio da GCM, e visa reduzir riscos de acidentes durante os atendimentos, garantir maior proteção aos pacientes e profissionais, promover condutas padronizadas de segurança e responsabilidade no trânsito, além de reforçar o papel estratégico do condutor na qualidade do atendimento pré-hospitalar”, explica a chefe da Divisão de Apoio ao Samu, Letícia Moraes.
Um dos participantes, o condutor socorrista do Samu Marcelo Viotto reforça a importância do treinamento. “Essa atualização é fundamental, sobretudo no nosso caso de condução das ambulâncias de saúde, para possamos desempenhar de melhor forma o nosso atendimento aos munícipes, visando prevenção e segurança”, conclui.