O carnaval de Salvador é agora oficialmente uma “manifestação da cultura nacional”. O reconhecimento desse status foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (8).
Segundo o Ministério do Turismo, a Lei nº 15.196 reforça “não apenas a importância do espetáculo visual e dos ritmos contagiantes que arrastam multidões, mas também a relevância histórica, social e cultural do festejo, principalmente para a cultura afro-brasileira”.
Com a sansão da lei, a festa ganha “um selo que a consagra em todo o país, prestando homenagem à capital baiana e à toda cadeia produtiva que faz do evento baiano uma experiência única no mundo”.
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama
Líderes do Brics discutem como ampliar mecanismos de comércio no bloco
Em nota, o ministro do Turismo, Celso Sabino, lembra que o carnaval da capital baiana é conhecido em todo o mundo.
“Com o reconhecimento, estamos dizendo ao mundo que o Brasil reconhece a importância de uma das experiências culturais mais potentes do planeta, uma festa que gera emprego, renda e que é um orgulho imenso para todos nós”, justificou o ministro.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Levantamento da prefeitura de Salvador mostra que, em 2025, o carnaval atraiu mais de 1 milhão de pessoas e movimentou quase R$ 2 bilhões.
Serasa abre um dia de negociação de dívidas
IBGE lança proposta para mapear áreas verdes urbanas no Brasil
Lei semelhante foi sancionada em maio pelo presidente Lula, reconhecendo, no caso, o carnaval pernambucano.
Confira reportagem do telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil, sobre o reconhecimento