NOTÍCIAS

Secretaria da Educação promove evento no circo para alunos da E.M. “Benedicto Cleto” – Agência de Notícias



4 de setembro de 2025

17:35

Por: Rose Campos

 
 
   

Fotos: Rose Campos/Secom e Sedu/Divulgação

Esta quinta-feira (4) teve uma emoção diferente para os mais de 900 alunos da E.M. “Prof. Benedicto Cleto”, do Jardim Novo Horizonte, na Zona Norte. Todos esses estudantes, dos períodos da manhã e da tarde, foram levados para participar de sessões especiais do Circo Stancowich, que está em cartaz na cidade. A ação, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), teve a parceria da iniciativa privada e proporcionou aos alunos da rede municipal de ensino apresentações exclusivas para as turmas de alunos. Resulta também de uma contrapartida garantida pela Lei nº 12.910/2023, do vereador Caio Oliveira, que prevê políticas públicas de fomento à atividade cultural de circos em Sorocaba e, em contrapartida, a realização de ações sociais e inclusivas para benefício da população.

Todos chegaram em ônibus ou vans escolares ao circo, que está instalado na Av. Dom Aguirre, próximo à entrada da cidade. Foram recebidos pelo elenco do espetáculo, que contou com a participação ativa e entusiasmada do público.

Dessa forma, os convidados, acompanhados de professores e vários gestores da Sedu, interagiram com os artistas e aplaudiram com animação os vários números, tais como os de equilíbrio e malabarismo, mágica, palhaçaria e, um dos pontos altos, o globo da morte.

Rosana Oliveira Rocha, diretora da E.M. “Prof. Benedicto Cleto”, conta como encara essa experiência. “Está sendo mágico. A escola toda ficou ansiosa. E, graças às parcerias, conseguimos trazer todas as crianças. Eu já cheguei aqui emocionada. Porque tem alunos que nunca tinham ido ao circo antes. Graças às parcerias, conseguimos trazer todos de graça. Estamos falando de um total de cerca de 900 alunos, sendo que alguns deles são de famílias em situação de vulnerabilidade. Para todos eles, esta é uma vivência única e, para mim e toda a comunidade escolar, trata-se de uma grande conquista”.

Ao longo do espetáculo, os alunos responderam à novidade com risos e muitos aplausos. Rebeca, de 11 anos, é aluna do 5º ano e conta como foi participar. “Foi incrível! Principalmente esta segunda parte do espetáculo. Eu gritei tanto que fiquei rouca. As coisas que eu mais gostei foi do número da mulher fazendo acrobacias no tecido e também do número com as motos. Foi quando eu mais gritei”, relata a estudante.

Sua colega Júlia, também do 5º ano, também aprovou a iniciativa. “Para mim foi uma experiência única. Foi maravilhoso. Acho que lembrar para sempre desta vinda ao circo. O número da moto foi demais, porque eu já gosto muito de carro e aqui achei muito bem produzido, muito bonito! Gostei também porque tinha uma moça participando”, finaliza a aluna.