A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Ubalimp, realizou, no último final de semana, uma ação de limpeza na praia do Perequê-Açu, que resultou na retirada de 87,4 kg de resíduos sólidos descartados de forma irregular sobre a vegetação de restinga e margens do rio Indaiá.
Foram encontrados diferentes tipos de materiais, como plásticos, vidros, metais, papéis e rejeitos (orgânicos, tecidos e papéis molhados). Segundo o relatório da ação, o descarte irregular tem como os principais vetores o carreamento pela maré e o uso inadequado por frequentadores da praia.
A operação contou com 16 profissionais, funcionários da Ubalimp e da Secretaria de Meio Ambiente, além de representantes da sociedade civil e da Associação de Moradores do Perequê-Açu (AMPA). A coleta foi feita manualmente, sem uso de equipamentos mecânicos, para evitar impactos à vegetação de restinga.
“Essas áreas têm enorme relevância ambiental e social. A preservação da restinga garante equilíbrio ecológico, proteção contra erosões, além de ser habitat para diversas espécies. A ação também é fundamental para manter a qualidade de vida dos moradores e a atratividade turística da região”, destacou o chefe de seção de Gestão Ambiental da secretaria do Meio Ambiente, Guilherme Henrique.
Além da remoção do lixo, o trabalho incluiu a triagem e a destinação correta: recicláveis foram enviados para reciclagem e rejeitos para o transbordo municipal.
Resultados da coleta:
– Plásticos: 33,92 kg
– Vidros: 20,60 kg
– Metais: 2,95 kg
– Rejeitos: 30,00 kg