NOTÍCIAS

Prefeitura e OAB arrecadam aparelhos celulares para o projeto “Conecta Elas” – Agência de Notícias



1 de setembro de 2025

16:27

Por: Luís Gustavo Adabro

 
 
   

Fotos: Luis Gustavo Adabro

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher (Semul) e do Metareciclagem, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), iniciaram, nesta segunda-feira (1º), a arrecadação de aparelhos celulares para o projeto “Conecta Elas”, visando beneficiar mulheres vitimas de violência doméstica. A parceria foi firmada na noite de sexta-feira (29), na sede da OAB – Sorocaba.

O Conecta Elas tem como lema “Tecnologia que Salva, Acolhe e Empodera”. A iniciativa doará celulares às mulheres em situação de vulnerabilidade social, que sejam vítimas de violência doméstica e que não possuam o aparelho. Com isso, elas poderão acionar, com rapidez, o aplicativo Protege Mulher, antigo Botão do Pânico.

“Realizamos diversas políticas públicas voltadas às mulheres, principalmente,  às que estão em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, criamos o ‘Conecta Elas’, para viabilizar o contato delas à Guarda Civil Municipal (GCM) no momento de uma agressão”, disse a secretária da Mulher, Rosangela Perecini.

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, esteve presente a coordenadora do projeto Metareciclagem, que atuará como parceira na arrecadação dos celulares. “Essa iniciativa é muito importante para todas as mulheres que sofrem violência doméstica e não têm acesso aos meios de comunicação, como celulares, muitas vezes, tomados pelos seus parceiros. A nova parceria tem o objetivo de salvar vidas”, enfatizou.

Após a coleta dos celulares, os mesmos passarão por um processo de recondicionamento, para formatação e instalação do aplicativo Protege Mulher. Em seguida, os aparelhos serão entregues às mulheres que sofrem violência doméstica e que estão cadastradas na Prefeitura de Sorocaba. É essencial que o doador do celular deixe o aparelho desbloqueado e sem as informações pessoais.

A presidente da comissão de Combate à violência de Gênero da OAB, Nayara Thibes, também participou da reunião e ressaltou a importância da iniciativa. “Isso mostra a seriedade em abordar o tema da violência doméstica. Para tanto, formamos essa parceria com a Prefeitura de Sorocaba, que também tem demonstrado preocupação com assunto, para que possamos unir forças para combater, a cada dia, a violência conta a mulher, na cidade.”

O munícipe que desejar doar celulares deve levar o aparelho à sede do Metareciclagem, localizado na Avenida Armando Sales de Oliveira, 762, no bairro Trujillo; na OAB, que fica na Rua Vinte e Oito de Outubro, 840, no bairro Boa Vista; ou na Secretaria da Mulher, localizada na Avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3218-6129 (Semul); pelo WhatsApp (15) 3417-3825 ou pelo e-mail: [email protected].