NOTÍCIAS

Smart Sampa Sorocaba auxilia captura de 38 procurados pela Justiça e identificação de 73 veículos irregulares – Agência de Notícias



28 de agosto de 2025

16:59

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

 
 
   

Fotos: Secom

 

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Mobilidade (Semob) e de Segurança Urbana (Sesu), tem empregado com sucesso o Smart Sampa Sorocaba, um sistema de videomonitoramento inteligente que está em operação em pontos estratégicos da cidade.

A ferramenta foi lançada oficialmente em maio passado e, entre outras funcionalidades, integra câmeras de reconhecimento facial de pessoas com antecedentes criminais e os equipamentos de “Muralha Eletrônica”, com dispositivos que permitem a leitura e identificação de placas de veículos com irregularidades criminais ou administrativas.

O Smart Sampa Sorocaba auxiliou a Guarda Civil Municipal (GCM) e os agentes de trânsito da Semob na localização de 61 veículos e apreensão de outros 12, devido a irregularidades. De lá para cá, a Corporação deteve 38 pessoas procuradas pela Justiça, que foram flagradas pelas câmeras. “Isso levando em consideração somente a GCM, pois ainda há as estatísticas da Polícia Militar, que também têm acesso ao sistema”, aponta o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia.

O programa é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e a iniciativa privada, por meio de medida mitigadora com o Grupo Splice, que funciona de modo integrado ao Centro de Operações Operacional Integrado (CCOI) da Semob e GCM. A iniciativa está alinhada com as diretrizes de cidades inteligentes, promovendo o uso de tecnologia para melhorar a gestão urbana e a segurança dos cidadãos.

Inicialmente, são quatro câmeras em operação que registram a face de quem está passando. Imediatamente, o sistema compara essa imagem aos rostos de milhares de foragidos do banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Se um criminoso é identificado, o CCOI recebe alerta e uma viatura da GCM é acionada. Mais de 1 milhão de faces já foram avaliadas pelo sistema. Ao menos outras 25 câmeras do tipo, gerenciadas pelo BRT Sorocaba, estão em processo integração ao CCOI.

Como o Smart Sampa Sorocaba abrange também os equipamentos de “Muralha Eletrônica”, nesta fase inicial são 24 pontos em implantação nas principais entradas/saídas do município. Tais câmeras não fazem a fiscalização de velocidade e, na etapa seguinte serão mais 35 pontos nas principais entradas/saídas, até formar um cerco eletrônico no município. Entre os locais em que já há câmeras desse tipo em funcionamento estão as alças de acesso entre a Avenida Dom Aguirre e a Rodovia José Ermírio de Moraes (SP-75), conhecida como Castelinho.

A “Muralha Eletrônica” tem como objetivo principal monitorar veículos que entram e saem da cidade, permitindo o acompanhamento do trajeto de carros suspeitos desde sua entrada no município. As informações captadas pelas câmeras são acessadas em tempo real pela equipe do CCOI, possibilitando ações rápidas por parte dos agentes da Semob, GCM e PM.

O sistema visa ao fortalecimento da segurança pública, como ferramenta importante na prevenção e combate ao crime. Outras finalidades são: planejar o fluxo veicular na cidade, permitir análise e estudos de origem e destino dos veículos, bem como quanto às questões de segurança pública e planejamento estratégico nessa área.

“Sorocaba foi pioneira no interior de São Paulo nesse sistema, semelhante àquele utilizado na capital paulista, e do País a interligar rede de câmeras videomonitoramento, radares e de ‘Muralha Eletrônica’. Aliás, temos recebido visitas de representantes de outras cidades, como Botucatu, Três Corações, Itu, Salto, Salto de Pirapora e São Roque, interessadas em conhecer nosso sistema, a fim de implantar modelo semelhante em suas cidades”, finaliza Carlos Eduardo Paschoini, que está à frente da Semob.